Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula propõe sistema financeiro alternativo no Brics

Presidente brasileiro colocou em pauta mecanismo que diminui dependência do dólar e promete foco no tema em 2025

13/07/2025 às 16:49 por Redação Plox

Durante a cúpula do Brics realizada em Joanesburgo, em agosto de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a levantar o debate sobre um sistema de pagamentos alternativo ao dólar, segundo revelou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.


Imagem Foto: Agência Brasil

A declaração foi dada em entrevista à TV BRICS, em novembro de 2024, na qual o chanceler russo também apontou que o governo brasileiro irá priorizar esse tema durante sua liderança à frente do bloco em 2025. Lavrov afirmou:
'Acredito que a plataforma de pagamentos, os mecanismos de compensação, os mecanismos de seguro estarão entre as prioridades da presidência brasileira. Afinal, foi o presidente Lula da Silva... que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos'

O ministro destacou que, apesar de avanços, ainda é necessário concluir o processo para que esses mecanismos possam funcionar plenamente. Ele acredita que o governo brasileiro irá se empenhar na causa por ser uma iniciativa do próprio presidente. Segundo Lavrov, Lula deve garantir que o tema esteja entre os principais objetivos do Brasil durante seu mandato à frente do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


A proposta visa desenvolver plataformas financeiras que não dependam da moeda americana, e isso tem provocado fortes reações do governo dos Estados Unidos. Em novembro de 2024, o então presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de até 100% sobre os países que apoiarem a criação de uma nova moeda no Brics.


Por meio da rede Truth Social, Trump declarou:
'A ideia dos países do Brics de se afastarem do dólar enquanto ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países... ou enfrentarão tarifas de 100%'

. O republicano já havia se manifestado contra essa possibilidade em diversas ocasiões ao longo de 2025. No início de julho, em reunião de gabinete, ele reforçou sua postura e anunciou tarifas de 10% sobre integrantes do bloco. Segundo Trump, o Brics tenta minar a força do dólar e qualquer ação nesse sentido acarretará “preço alto a pagar”.

Compartilhar a notícia

Veja também
aaaa
POLíTICA

TSE multa comentarista da Jovem Pan em R$ 30 mil por ofensa a Janja

Os argumentos da influenciadora foram vistos pelo TSE como uma tentativa de influenciar o resultado das eleições, mirando depreciar a imagem de Lula por meio de ataques à sua esposa

POLíTICA

STJ decide que relação entre homem de 20 anos e menina de 13 anos não configura estupro de vulnerável

Decisão polêmica marca novo entendimento da Sexta Turma do STJ, que já havia absolvido outro homem em caso semelhante envolvendo uma criança de 12 anos

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto
POLíTICA

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto

Oposição se mobiliza para barrar medida que formaliza presença da primeira-dama em estrutura oficial do governo

POLíTICA

Malafaia critica prisão de Braga Netto e avisa Moraes: "Vai chegar sua vez"

Pastor afirma que detenção do general é "imoral, ilegal e mancha o Judiciário", além de apontar perseguição política no Brasil

para você
Ipatinga tem redução no índice de óbitos e notificações
SAúDE

Ipatinga tem redução no índice de óbitos e notificações

Dados do boletim epidemiológico apontam abrandamento das contaminações, mas pandemia ainda preocupa e exige toda atenção quanto aos protocolos sanitários.

imposto de renda
ECONOMIA

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina amanhã

Atraso resultará em multa para quem é obrigado a declarar

SAúDE

Psicólogo da AAPI alerta sobre saúde mental e reforça estratégias para o bem-estar

Campanha “Janeiro Branco” mobiliza ações na AAPI, destacando sinais de alerta e promovendo práticas de cuidado emocional.

POLíCIA

Homem é morto a tiros em Coronel Fabriciano; suspeito atira contra policiais durante fuga

O homem apontado como o assassino segue foragido