Lula propõe sistema financeiro alternativo no Brics

Presidente brasileiro colocou em pauta mecanismo que diminui dependência do dólar e promete foco no tema em 2025

Por Plox

13/07/2025 13h49 - Atualizado há 2 dias

Durante a cúpula do Brics realizada em Joanesburgo, em agosto de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a levantar o debate sobre um sistema de pagamentos alternativo ao dólar, segundo revelou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.


Imagem Foto: Agência Brasil


A declaração foi dada em entrevista à TV BRICS, em novembro de 2024, na qual o chanceler russo também apontou que o governo brasileiro irá priorizar esse tema durante sua liderança à frente do bloco em 2025. Lavrov afirmou:
'Acredito que a plataforma de pagamentos, os mecanismos de compensação, os mecanismos de seguro estarão entre as prioridades da presidência brasileira. Afinal, foi o presidente Lula da Silva... que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos'

.


O ministro destacou que, apesar de avanços, ainda é necessário concluir o processo para que esses mecanismos possam funcionar plenamente. Ele acredita que o governo brasileiro irá se empenhar na causa por ser uma iniciativa do próprio presidente. Segundo Lavrov, Lula deve garantir que o tema esteja entre os principais objetivos do Brasil durante seu mandato à frente do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.



A proposta visa desenvolver plataformas financeiras que não dependam da moeda americana, e isso tem provocado fortes reações do governo dos Estados Unidos. Em novembro de 2024, o então presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de até 100% sobre os países que apoiarem a criação de uma nova moeda no Brics.



Por meio da rede Truth Social, Trump declarou:
'A ideia dos países do Brics de se afastarem do dólar enquanto ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países... ou enfrentarão tarifas de 100%'

. O republicano já havia se manifestado contra essa possibilidade em diversas ocasiões ao longo de 2025. No início de julho, em reunião de gabinete, ele reforçou sua postura e anunciou tarifas de 10% sobre integrantes do bloco. Segundo Trump, o Brics tenta minar a força do dólar e qualquer ação nesse sentido acarretará “preço alto a pagar”.
Destaques