Prefeitura de SP interrompe show da banda Sophia Chablau após projeção de 'Palestina livre'

Apresentação foi interrompida durante evento promovido pela própria prefeitura; grupo denuncia censura após exibir bandeira da Palestina e críticas políticas no telão

Por Plox

13/07/2025 13h18 - Atualizado há 3 dias

A banda paulista Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo teve sua apresentação interrompida pela Prefeitura de São Paulo na noite de sexta-feira (11), durante o evento gratuito 'Semana do Rock', realizado na Praça do Patriarca.


Imagem Foto:  Biel Basile/Divulgação


O motivo da intervenção, segundo a gestão municipal, foi a exibição de uma bandeira da Palestina com os dizeres 'Palestina livre' no telão, além de outras manifestações que, segundo a prefeitura, feriram cláusulas contratuais por apresentarem 'ofensas direcionadas a terceiros'. A prefeitura desligou o painel de LED e reduziu o volume do som de forma preventiva, mas alegou que o show seguiu até o fim. Já a produtora da banda afirma que ainda restavam 20 minutos de apresentação quando a interrupção ocorreu.



A vocalista Sophia Chablau relatou que, ao perceber o corte da projeção, pediu que o telão fosse reativado, mas teve o microfone desligado em seguida. De acordo com a produtora do grupo, Francesca Ribeiro, o pedido para retirar a imagem foi feito diversas vezes pelo produtor do evento. A banda, porém, decidiu manter a exibição.


No comunicado divulgado posteriormente, a banda afirmou que foi alvo de censura. “Nos pediram para reduzir nosso repertório de sete músicas para apenas duas, cortaram nossa projeção e o som. Foi uma covardia”, declarou o grupo.



Desde sua formação, em 2019, o grupo se destaca por seu posicionamento político e por letras críticas. Em 2024, durante a estreia no Lollapalooza, também causaram polêmica ao exibir a palavra “réu” no telão, seguida pela frase “Bolsonaro réu”, pronunciada por Sophia, o que gerou aplausos e gritos de “sem anistia” da plateia.


Composto por Sophia Chablau (vocal), Theo Ceccato (bateria), Vicente Tassara (guitarra) e Téo (baixo), o grupo já lançou dois álbuns: um homônimo em 2021, produzido por Ana Frango Elétrico, e “Música do Esquecimento” em 2023. Também já se apresentou em eventos de grande porte, como o Primavera Sound em Barcelona.



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, reafirmou em nota que as manifestações são de responsabilidade da artista e não representam o posicionamento institucional da administração, que diz respeitar a liberdade artística dentro dos parâmetros legais.


Destaques