Vereadora do PSOL confunde homenagem à França com apoio aos EUA

Luana Alves criticou as cores na Prefeitura de SP acreditando que representavam os Estados Unidos, mas tratava-se de tributo à Revolução Francesa

Por Plox

13/07/2025 13h12 - Atualizado há 3 dias

Durante uma manifestação nas redes sociais, a vereadora Luana Alves, do PSOL, acabou cometendo um equívoco ao tentar criticar uma ação da Prefeitura de São Paulo. Ao ver a sede do governo municipal iluminada com as cores azul, branco e vermelho, ela acusou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de prestar homenagem aos Estados Unidos.


Imagem Foto: Reprodução


\"INACREDITÁVEL! Ricardo Nunes manda projetar as cores dos ESTADOS UNIDOS na faixada (sic) da Prefeitura de São Paulo. O bolsonarismo odeia o Brasil!\", escreveu a parlamentar em seu perfil no X (antigo Twitter).


Imagem Foto: Reprodução


Contudo, a crítica rapidamente foi desmentida por internautas e colegas políticos. A líder do PL na Câmara Municipal, Sonaira Fernandes, não deixou passar a oportunidade e respondeu com ironia:


\"Mulher, bem que poderia ser a dos EUA… mas essa é a bandeira da FRANÇA. É uma homenagem para o Dia da Bastilha, um feriado francês. A vereadora do PSOL anda tendo pesadelos com os Estados Unidos ultimamente!\"

, escreveu ela também nas redes sociais.

A iluminação especial da fachada da Prefeitura e do Viaduto do Chá foi solicitada pelo consulado francês na capital paulista como uma forma de marcar o Dia da Bastilha, celebrado em 14 de julho. Entre os dias 11 e 14 de julho, os pontos históricos permanecem decorados com as cores do país europeu.


Imagem Foto: Reprodução


O Dia da Bastilha lembra a tomada da fortaleza-prisão Bastilha, em 1789, um dos momentos mais simbólicos da Revolução Francesa. A data representa a queda do absolutismo e o nascimento da República na França, trazendo os valores de liberdade, igualdade e fraternidade.


Além da iluminação, um evento especial está programado para ocorrer no dia 14 de julho, no Teatro Municipal de São Paulo, em alusão à data histórica francesa.



O episódio envolvendo a vereadora ganhou repercussão nas redes sociais, onde muitos usuários aproveitaram para fazer piadas e destacar a importância de checar as informações antes de se manifestar publicamente.


Destaques