Fabriciano anuncia retorno integral das aulas na rede municipal de ensino

Decisão marca a reabertura das creches para a população e o fim do sistema de revezamento

Por Plox

13/08/2021 19h23 - Atualizado há mais de 2 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, inicia na próxima terça-feira (17) o retorno integral das aulas na rede municipal de ensino. Até o final do primeiro semestre deste ano, as creches de 0 a 3 anos e a educação inclusiva funcionavam com atividades remotas. Já a educação infantil (4 e 5 anos) e o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, seguiam sistema de revezamento em dias alternados na semana, com parte das turmas tendo aulas segunda, quarta e sexta, e na outra semana, terça e quinta-feira.

As aulas na cidade estavam funcionando em modelo de revezamento. Foto: divulgação

 

O retorno integral marca a reabertura das creches para a população e o fim do sistema de revezamento. Segundo o prefeito, a decisão de retomar as aulas de forma integral já vinha sendo estudada desde o segundo bimestre e aguardava o avanço da vacinação. “Todos os trabalhadores estão vacinados. Agora não tem mais porquê não avançar também na educação”, disse.

O prefeito fez questão de ressaltar ainda que a decisão leva em conta o preparo das equipes da educação para o retorno seguro das creches. “Nós voltamos com as aulas em janeiro para os alunos maiores. Agora vamos atender os menores, porque essa etapa da educação infantil é quando começam a desenvolver a personalidade e a autonomia. Nossa gestão está preparada para receber e educar nossos alunos”, avalia.

Com o retorno integral, as creches voltam a abrir às 7h da manhã e encerrar as atividades às 17h. A gerente pedagógica Neuza Viana esclarece que “os pais que não se sentirem seguros para enviar as crianças poderão manter o sistema de atividades remotas. Já para os alunos do 1º ao 9º ano não terá mais o revezamento”.

Segundo a gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, “o retorno vai ao encontro das determinações do Governo Federal, quanto à importância do retorno imediato com as atividades presenciais em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. E requer estratégias e planejamentos para recuperar a aprendizagem e avançar com a educação, atendendo às condições de biossegurança da comunidade escolar”, informou. Dessa forma, os alunos da educação inclusiva retornam também as aulas sob condições especiais.

O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, informou que está tudo pronto. “Todos os Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIs) estão preparados. No nosso planejamento, a volta presencial de 0 a 3 é irreversível”, disse.

SEMINÁRIO DE BOAS-VINDAS

Mestre: Aquele que transforma o saber em espanto! Inovar é um verbo que leva a outro: vencer! Este é o tema da palestra com o professor Robson Lima, no seminário ofertado aos diretores, vice-diretores, pedagogos, professores e educadores infantis. O evento será nesta segunda-feira (16), em dois períodos (manhã e tarde), na Igreja Assembleia de Deus, bairro Giovanini. Reconhecido nacionalmente, o professor vai contar um pouco de sua trajetória na educação.

Destaques