Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Parque Municipal de BH segue fechado devido a morcegos com raiva

    Cinco mamíferos foram diagnosticados com o vírus. Local não tem previsão de reabertura

    Por Plox

    13/08/2021 07h36 - Atualizado há mais de 2 anos

    O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, continuará fechado após cinco morcegos que vivem no local terem sido testados e diagnosticados com o vírus da raiva. O espaço segue sem previsão de abertura.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 14 animais dessa espécie foram recolhidos na cidade contaminados com esse vírus e cinco deles estavam na região do parque. Apesar disso, nenhum outro bicho, como os gatos que também moram na área verde, se infectou com o vírus.

    Ao todo, 14 morcegos positivaram para raiva em BH. Foto: reprodução/ Pixabay

     

    Equipes da prefeitura fazem o monitoramento do comportamento dos mamíferos no parque. Animais caídos, voando durante o dia, ou pendurados em locais baixos são testados para averiguar a presença do vírus. Segundo a administração municipal, o cidadão que identificar algum animal contaminado não deve tocá-lo. A orientação é chamar os serviços de zoonoses da prefeitura, por meio do 156.

    Além disso, o executivo informou que faz ações de prevenção no local, já tendo vacinado cerca de 300 gatos que vivem na área. Outros 30 ainda devem receber o imunizante.

    Parque Municipal Américo Renné Giannetti

    Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte.

    Projetado no final do século 19 pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.

    Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no Hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]