Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Passagens de ônibus intermunicipais aumentam até 5,82% em Minas

    Mudança afeta coletivos urbanos e rodoviários. Reajuste não foi feito no ano passado devido à pandemia de covid-19

    Por Plox

    13/08/2021 11h36 - Atualizado há cerca de 1 mês

    As passagens de ônibus que fazem viagens entre municípios terão reajuste médio de até 5,82% em Minas Gerais a partir da próxima terça-feira (17). O aumento foi autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

    De acordo com a pasta, o acréscimo será de 3,55% para as linhas intermunicipais que fazem viagens com ônibus urbanos; e de 5,82% para os trechos convencionais (rodoviários). As taxas de embarques e os pedágios não estão incluídos nos novos valores. Além disso, o aumento não vale para coletivos que transportam passageiros dentro da Grande BH (os chamados metropolitanos).

    Passagens de ônibus intermunicipais aumentam até 5,82% em Minas. Foto: reprodução/ Pixabay

     

    Segundo a Seinfra, a atualização visa corrigir os valores diante da variação dos preços em combustíveis, da manutenção e da depreciação do veículo, além de impostos.

    Devido à pandemia de covid-19, o aumento do ano passado não foi realizado "de forma a não onerar os usuários do transporte coletivo". O último reajuste foi em dezembro de 2019. Conforme a pasta, a atualização dos valores é anual, segundo preveem decretos do Estado.

    Sistema Intermunicipal de Passageiros

    Minas conta com 3.570 ônibus que circulam entre Belo Horizonte e as cidades do interior. Com as mudanças, a passagem mais barata é a do trecho entre Matozinhos e Pedro Leopoldo, ambas na Grande BH, de R$ 3,70; e a mais cara é de Uberaba, no Triângulo a Montes Claros, no Norte, ao custo de R$ 333,50.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]