Bi da Libertadores: há 25 anos o Cruzeiro coloria de azul a América do Sul

O Cruzeiro levantou a taça da maior competição do continente diante de mais de 100 mil pessoas no Mineirão

Por Plox

13/08/2022 11h00 - Atualizado há mais de 1 ano

No dia 13 de agosto de 1997, o Cruzeiro escrevia mais uma “página heroica” de sua rica história, ao conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores. O jogo do título foi em um Mineirão lotado, com mais de 100 mil pessoas presentes.

A equipe comandada por Paulo Autuori teve Dida com salvador, Palhinha como principal referência técnica, Elivélton como herói do título e Marcelo Ramos como artilheiro do time na competição, com quatro gols em seis jogos.

De virtual eliminado à classificado

A campanha da equipe celeste foi marcada por reviravoltas e emoções. O Cruzeiro perdeu as três primeiras partidas da fase de grupos, sendo uma delas para o Grêmio, em pleno Mineirão. Ao final do 1º turno da fase classificatória, o Cruzeiro se encontrava em último colocado, sem nenhum ponto. Acima dele estava o Alianza Lima, com 4 pontos, o Grêmio com 6 pontos conquistados e o líder Sporting Cristal com 7 pontos ganhos.

De virtual eliminado à classificado. Nos jogos de volta da fase de grupos, o Cruzeiro conseguiu 100% de aproveitamento e classificou de forma heroica para as oitavas de final da competição continental.

Mata mata

Na 2ª fase do torneio, o Cruzeiro também passou sufoco e foi classificar somente nas disputas de pênaltis contra o El Nacional, do Equador. Na fase seguinte, o Cruzeiro reencontrou o Grêmio, assim como na 1ª fase, uma vitória para cada lado. Porém, o time mineiro levou a melhor devido ter vencido o 1º jogo por 2x0 e perdido o 2º por 2x1.

Na semifinal, mais uma disputa de pênaltis, desta vez contra o Colo Colo, do Chile. Novamente o Cruzeiro está classificado, após fazer 4x1 nas disputas penais. O 1º jogo da final contra o Sporting Cristal terminou 0x0, ficando tudo para ser decidido em Belo Horizonte. Faltando 15 minutos para o fim do tempo regulamentar, Elivélton, que retornava ao time após cumprir suspensão, pegou o rebote de escanteio e acertou um belo chute de fora da área. Era o fim de jejum, o Cruzeiro conquistava a América novamente após 21 anos.

Elivélton comemora gol que deu o título ao time mineiro. Foto: Divulgação/Cruzeiro.

 

Momento atual

O Cruzeiro não disputa a competição desde 2019, ano que foi eliminado pelo River Plate nas oitavas de final. No final do ano, o torcedor cruzeirense ainda viu o time ser rebaixado pela 1ª vez em sua história.

De lá pra cá, o Cruzeiro fez campanhas vexatórias na Série B e neste ano de 2022 disputa a competição pelo 3º ano seguido. Porém, após a chegada da nova gestão, o time segue imparável rumo à elite do futebol mineiro.

Por conta do rebaixamento, o Cruzeiro chegará em 2023 ao 4º ano seguido sem disputar a Libertadores. Na melhor das hipóteses, o time pode retornar ao torneio em 2024, desde que fique na zona de classificação no Campeonato Brasileiro ou vença a Copa do Brasil.


 

Destaques