Prazo para solicitar voto em trânsito encerra na próxima quinta-feira (18)

A solicitação deve ser solicitada de forma presencial, mas não precisa de agendamento prévio

Por Plox

13/08/2022 14h10 - Atualizado há mais de 1 ano

Eleitores de todo o Brasil têm até a próxima quinta-feira (18) para poder solicitar o voto em trânsito. A solicitação precisa ser feita de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral. O cidadão pode solicitar o voto em trânsito para o 1º turno, 2º turno ou ambos turnos.

O que é voto em trânsito?

Em definição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), “o voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária” Caso o eleitor não esteja no seu domicílio eleitoral no dia da eleição, ele deverá solicitar o voto em trânsito para ter a possibilidade de votar em seus candidatos.

Caso o cidadão indique que no dia da eleição ele estará em outra unidade federativa, ou seja, outro estado, só poderá votar para o cargo de presidente da República. “Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República apenas eleitoras e eleitores que indicarem para o voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, afirma o TSE.

Por exemplo, se a pessoa mora em Ipatinga (interior de Minas Gerais) e estará na capital Belo Horizonte no dia 2 de outubro,  o cidadão poderá votar em todos os cargos. Caso indique que irá votar no Rio de Janeiro, só poderá votar no cargo de presidente.


 

Destaques