Brasil

atitude

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Projeto desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita inicia nova fase

    Projeto visa oferecer as adolescentes o contato com a arte, e assim, ampliar o conhecimento e a sensibilidade das adolescentes

    Por Plox

    13/08/2022 11h43 - Atualizado há mais de 1 ano

    O Projeto Meninas - Empoderamento e Cidadania está em nova fase, com a promoção de oficinas de teatro, dança e música, iniciativa que tem como propósito oferecer as adolescentes o contato com a arte, e assim, ampliar o conhecimento e a sensibilidade das adolescentes, tornando-as mais criativas, dinâmicas e autônomas. 

    A iniciativa, desenvolvida pela Fundação Aperam Acesita, é viabilizada com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2020 do Itaú Social.

    “Entramos nessa fase em maio com a oferta de atividades extras dentro do projeto. Aliando a cultura ao principal objetivo da iniciativa que o próprio nome já revela, empoderar adolescentes de 12 a 17 anos por meio do desenvolvimento de suas potencialidades. A arte é uma forte aliada nesse processo”, observa a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Antunes. 

    Por meio das aulas, as alunas aprendem técnicas básicas de dança, teatro e música. Nas aulas de dança, por exemplo, são trabalhados alongamentos individuais e o alongamento em duplas, diagonais e exercícios físicos para preparação do corpo para as coreografias.

    “Está sendo uma experiência incrível perceber como flui de maneira natural e inteligente a interação entre o teatro, a música e a dança. Como se encaixam no texto e na criação dos movimentos, num belo sincronismo entre as modalidades”, sublinha a professora de dança, Liliane Silva, que ministra aulas há 38 anos. 

    O resultado do processo realizado nessa fase poderá ser conferido no próximo mês, quando as alunas se apresentam no teatro da Fundação Aperam Acesita. O espetáculo Costura da Vida que apresenta o ateliê de uma estilista e pequena empresária, onde suas filhas recordam da infância passada entre tecidos, máquinas e manequins, com a mãe contando a elas como grandes mulheres inspiraram seus trabalhos. Mesclando teatro, música e dança, o musical visita a luta de mulheres como Chiquinha da Silva, Dandara, Maria Quitéria e Leila Diniz.

     Meninas - Empoderamento e Cidadania

    O projeto Meninas - Empoderamento e Cidadania estimula as adolescentes a desenvolverem suas potencialidades, aguçando suas habilidades na garantia de seus direitos de cidadã, na promoção da equidade de gênero buscando fortalecer o papel de liderança em espaços formais e informais, para que se tornem protagonistas na construção de sua história e do meio em que vivem. 

    A aluna do projeto, Saemily Stefani, de 14 anos, relata como tem sido sua vivência durante as oficinas. “Pra todas nós tem sido uma experiência excelente, que de fato está transformando nossas vidas e nos preparando para o futuro. Trabalhando a nossa desenvoltura, o posicionamento em público, entre outros aspectos que precisamos aprimorar”, finaliza. 


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]