TSE divulga data do início da propaganda eleitoral e cálculo para distribuição de tempo do horário eleitoral

Horário eleitoral é majoritariamente dividido conforme número de deputados nas câmaras

Por Plox

13/08/2022 08h15 - Atualizado há mais de 1 ano

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral)  divulgou na última sexta-feira (12), que as propagandas eleitorais referentes ao 1º turno, começaram a ser veiculadas no rádio e na TV a partir do dia 26 de agosto, e terá cerca de um mês de duração, indo até o dia 29 de setembro. Vale ressaltar que que a votação do 1º turno será no dia 2 de outubro.

Na mesma data, o TSE também divulgou o cálculo para distribuição de tempo dos partidos no horário eleitoral. O tempo é calculado de acordo com a expressão dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Conforme a legislação eleitoral vigente, 90% do tempo deve ser distribuído proporcionalmente pelo número de deputados. Os outros 10% são divididos de forma igualitária entre as legendas.

Na Câmara, o partido com maior número de deputados é o União Brasil, com 81 parlamentares eleitos. Logo em seguida vem a Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), integrada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PV (Partido Verde) e PCdoB (Partido Comunista do Brasil) com 70 deputados federais. Fechando o Top 3, vem o Partido Progressista (PP), com 38. Veja a tabela completa abaixo.

Tabela de representação dos partidos na Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução/Internet/TSE.


 

Destaques