Boliviano é morto a pauladas e dois homens são presos em flagrante no Centro do Rio

Câmeras de segurança registraram o momento em que os suspeitos atacam a vítima, identificada como Ronald Javier Taboada Castro, na Praça Virgílio de Melo Franco

Por Plox

13/08/2025 15h52 - Atualizado há 3 dias

Dois homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (12), suspeitos de assassinar brutalmente um cidadão boliviano na Praça Virgílio de Melo Franco, localizada no Centro do Rio de Janeiro.


Imagem Foto: Reprodução


Segundo informações da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), os detidos foram identificados como Marcos Antônio de Martins, conhecido como 'Piná', e Nilson Nogueira de Jesus. A vítima era Ronald Javier Taboada Castro.


Imagens de câmeras de segurança mostram os dois homens se aproximando da vítima por volta das 3h40 da madrugada. Eles o atacaram com um pedaço de pau e um paralelepípedo. Ronald morreu ainda no local. As autoridades ainda investigam o que teria motivado o crime.



Após o homicídio, equipes policiais iniciaram buscas e conseguiram localizar os suspeitos poucas horas depois. Marcos Antônio ainda tentou fugir, mas foi alcançado e detido pelos agentes.


Durante a apuração, a polícia descobriu que Marcos Antônio já havia sido envolvido em outro homicídio em abril de 2023, nas imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo. Na ocasião, a vítima, Marcos Paulo de Oliveira, conhecido como “PQD”, foi atacada com uma faca e um pedaço de madeira enquanto dormia na rua.



As imagens desse crime anterior foram analisadas por integrantes do Programa Segurança Presente, que reconheceram Marcos Antônio, mas não conseguiram identificá-lo formalmente na época. A confirmação só veio após a prisão realizada nesta terça.


Conforme apontado pelas investigações, Marcos Antônio é considerado um dos líderes entre pessoas em situação de rua na região central da capital fluminense desde 2023. Ele teria utilizado, mais uma vez, extrema violência para impor sua autoridade sobre os demais.



A Delegacia de Homicídios segue investigando o caso.


Destaques