Deputado pede expulsão de Romário do PL após recusa em apoiar impeachment
Gilvan da Federal critica duramente o senador e diz que apresentará pedido formal ao partido
Por Plox
13/08/2025 07h17 - Atualizado há 2 dias
Em meio a um clima tenso no Partido Liberal (PL), o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) anunciou que vai protocolar um pedido de expulsão do senador Romário (PL-RJ) da legenda. A decisão foi tornada pública nesta terça-feira (12) durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

O estopim para o embate foi a recusa de Romário em assinar um documento que pede o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Gilvan não poupou palavras e classificou o senador como “covarde”, destacando que, apesar de ter sido um “craque” nos tempos de jogador, sua postura política é alvo de reprovação.
–
Ele foi um craque dentro do campo, mas é um covarde na política e um covarde como senador
– declarou Gilvan durante seu discurso.
O deputado afirmou que já prepara um ofício endereçado ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, solicitando a abertura de procedimento no Conselho de Ética para efetivar a expulsão de Romário. Segundo ele, o senador deve satisfação aos mais de dois milhões de eleitores que o elegeram.
–
Enquanto vários senadores do PL assinavam o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, o senador Romário disse que não devia satisfação a ninguém. E você deve sim, aos mais de 2 milhões que votaram em você
– reforçou.
Gilvan também afirmou sentir vergonha de estar no mesmo partido que o ex-jogador, reiterando que sua admiração por Romário ficou restrita ao campo de futebol e que, na política, sua conduta não condiz com os princípios defendidos pela sigla.