Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Dois incêndios atingem cerca 140 hectares na região do Parque do Rio Doce e acendem alerta

Fogo atinge área em Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu, mobiliza forças e alerta para riscos à biodiversidade

13/08/2025 às 17:48 por Redação Plox

Dois incêndios atingiram a região do Parque Estadual do Rio Doce, nos municípios de Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu, durante o fim de semana, destruindo uma área de mais de  140 hectares, equivalente a 140 campos de futebol. Há suspeita que um dos focos tenha se originado na ação humana, ou seja, tenha sido criminoso. A vegetação seca contribuiu para a rápida propagação das chamas. E estatisticamente, setembro e outubro são os piores meses em índice de queimadas na região. Para trazer um alerta sobre a importância da conscientização sobre os impactos dos incêndios ao meio ambiente e o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), maior área contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais, o PLOX recebe o gerente do PERD, Vinicius Moreira. Acompanhe a entrevista ao vivo.



O maior incêndio atingiu a localidade conhecida como Córrego da Comprida, na região da Jacuba, em Jaguaraçu, no sábado (09). Segundo o gerente do parque, dados atualizados nesta quarta-feira (13) revelam que foram consumidos 142 hectares de área verde. Para essa ocorrência, foram empenhados 9 brigadistas do PERD, 6 militares do COMAVE e 4 bombeiros. A situação já se encontra controlada e em fase de rescaldo.

Imagem Foto: Divulgação / PERD


O outro incêndio, também no sábado (09), foi na região conhecida como Morro da Canjica, nas proximidades do km 16 da LMG-760. O foco principal teve início por volta das 13h10. Foram atingidos 1,32 hectares dentro da unidade e aproximadamente 11,5 hectares em sua zona de amortecimento, considerada uma das regiões mais sensíveis à perda de biodiversidade. A vegetação seca contribuiu para a rápida propagação das chamas em direção à Unidade de Conservação.

Imagem Foto: Divulgação / PERD

Às 13h20, equipes de brigadistas do Parque, voluntários e militares iniciaram os primeiros combates ao fogo. O Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (COMAVE) foi acionado e enviou a aeronave Guará 2 do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com quatro tripulantes, além de uma equipe de manutenção de aeronaves de Governador Valadares. O Corpo de Bombeiros Militar também participou da ação, atuando no rescaldo no mesmo dia.


Imagem Foto: Divulgação / PERD

O incêndio foi considerado extinto por volta das 13h00 do dia seguinte, 10 de agosto. Entretanto, as áreas afetadas seguem sob monitoramento do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), para evitar novos focos. 


Imagem Foto: Divulgação / PERD

Durante a operação, foram mobilizados 15 brigadistas do PERD, 7 contratados pelo IEF, 6 militares do COMAVE e 8 bombeiros militares. Os recursos utilizados incluíram seis caminhonetes do IEF, um helicóptero Guará 2, um caminhão-tanque abastecedor de aeronaves, dois RPAs (drones) e quatro viaturas dos Bombeiros, além de diversas ferramentas de combate.


Imagem Foto: Divulgação / PERD

Compartilhar a notícia

Veja também
Papa Francisco afirma que seminários estão 'cheios de viadagem' durante reunião com bispos italianos
GERAL

Papa Francisco afirma que seminários estão 'cheios de viadagem' durante reunião com bispos italianos

Declaração polêmica contrasta com postura de acolhimento do pontífice à comunidade LGBTQIA+

Acidente com carreta interdita BR-381 em João Monlevade
GERAL

Acidente com carreta interdita BR-381 em João Monlevade

Veículo tombou na altura do Corte de Pedras e causou bloqueio total da rodovia; não houve feridos

GERAL

Polícia procura influencer Nino Abravanel por suspeita de homicídio em São Paulo; crime teria sido motivado por vingança

Nino e seu irmão são acusados de envolvimento na morte de um homem que agrediu o avô deles. Polícia considera os dois foragidos.

Créditos: Gil Leonardi Imprensa MG
GERAL

Sine disponibiliza quase 14 mil vagas de emprego em Minas Gerais

Mais de 700 vagas são oferecidas em Belo Horizonte; 355 oportunidades destinadas a pessoas com deficiência

para você