Eduardo Bolsonaro rebate Haddad após acusação sobre reunião cancelada

Deputado ironiza ministro da Fazenda após ser responsabilizado por encontro frustrado com secretário do Tesouro dos EUA

Por Plox

13/08/2025 07h21 - Atualizado há 2 dias

Na tarde desta terça-feira (12), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo nas redes sociais em tom de ironia dirigido ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A reação ocorreu após declarações de Haddad à GloboNews, nas quais o ministro atribuiu ao parlamentar a responsabilidade pelo cancelamento de uma reunião entre o governo brasileiro e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados


O encontro, que seria realizado de forma virtual na quarta-feira, tinha como objetivo discutir a taxação de 50% aplicada sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Essa tarifa foi implementada ainda no governo Donald Trump e, segundo especialistas, poderá trazer prejuízos relevantes a diferentes setores da economia nacional.



De acordo com o ministro, integrantes de forças de extrema-direita, com atuação próxima à Casa Branca, teriam interferido na agenda americana após tomarem conhecimento de suas falas, o que resultou na suspensão da reunião.
“A militância antidiplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada. (…) Sem nova data”

, afirmou Haddad.


Eduardo Bolsonaro respondeu alegando não ter qualquer influência sobre a agenda do secretário do Tesouro norte-americano. No entanto, aproveitou para criticar a condução das relações internacionais pelo atual governo. Segundo o deputado, medidas como a aproximação com o Hamas, críticas frequentes ao ex-presidente Donald Trump e propostas como a criação de uma moeda única dos Brics para rivalizar com o dólar contribuiriam para desgastar o relacionamento com os Estados Unidos.


Na gravação, Eduardo disse:
“Eu não tenho nenhum controle sob a agenda do secretário Besset, do Tesouro dos Estados Unidos, mas se vocês prezassem mais pelo interesse público do que por fazer bravatas ideológicas, se associar ao Hamas, criticar o Trump a todo momento, criação de uma moeda única dos Brics, para fazer frente ao dólar e etc, se vocês não tivessem tantas políticas antiamericanas, quem sabe vocês seriam melhores recebidos”

.

O cancelamento da reunião deixou a pauta econômica entre Brasil e EUA temporariamente em aberto, sem previsão para retomada das conversas.


Destaques