Interação rara entre fêmeas de pica-pau surpreende em Sorocaba
Registro mostra duas aves da espécie Dryocopus lineatus lado a lado em árvore, comportamento considerado incomum por especialistas
Por Plox
13/08/2025 15h50 - Atualizado há 1 dia
Um flagrante incomum registrado em Sorocaba, no interior de São Paulo, surpreendeu especialistas e amantes da natureza. Duas fêmeas de pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) foram vistas interagindo de forma amistosa em um tronco de árvore, comportamento raro para a espécie, que costuma ser observada sozinha ou em casal.

A responsável pela gravação foi a médica veterinária Aline Nitsche, que desenvolveu o hábito de observar aves desde a pandemia. O encontro ocorreu na última semana, e nas imagens é possível ver as aves se movimentando de forma quase sincronizada, como se estivessem em uma brincadeira.
“Desde que comecei a passarinhar, fico muito feliz com momentos assim. Esse comportamento chamou atenção por ser algo diferente do que normalmente vemos”, relatou Aline, que conseguiu acompanhar as aves por um bom tempo para registrar a cena.
Os pica-paus exploravam juntos o tronco, alternando posições — uma subia enquanto a outra descia. Suas penas pretas com faixa branca nas asas se destacavam contra o fundo do tronco, enquanto o vermelho vibrante na cabeça dava um toque chamativo à cena.
Fernando Igor de Godoy, ornitólogo e observador de aves, explicou que esse tipo de comportamento é raro entre pica-paus-de-banda-branca. “Normalmente eles se alternam para forragear em diferentes partes do tronco. Mas, neste caso, pode se tratar de irmãs explorando o ambiente em conjunto”, afirmou.
Segundo o especialista, a atitude das aves não demonstrava disputa por território ou agressividade, reforçando a ideia de uma interação amigável. “Está mais para uma brincadeira mesmo. Ver esse tipo de cena é algo realmente curioso”, destacou.
A observação ocorreu no dia 4 de agosto e deixou Aline emocionada. “É sempre bom estar em contato com a natureza. Às vezes, mesmo em uma caminhada pelo bairro ou no quintal de casa, se estivermos atentos, a natureza nos presenteia. Isso melhora nosso dia”, concluiu.
O pica-pau-de-banda-branca tem ampla distribuição, segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve). A espécie é encontrada em todos os estados do Brasil, além de países como Costa Rica, Colômbia, Guianas, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Trindade.
Com presença até em áreas alteradas, o Dryocopus lineatus está classificado como “Menos Preocupante” na lista de risco de extinção, pois não há ameaças significativas que coloquem sua sobrevivência em risco no curto prazo.