Lula se reúne com líderes do Congresso para reforçar diálogo político

Presidente busca reaproximação com Câmara e Senado após crise com decreto do IOF e pressões da oposição

Por Plox

13/08/2025 06h54 - Atualizado há 2 dias

Em um esforço para reconstruir pontes com o Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta terça-feira (12), com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em momentos distintos ao longo do dia.


Imagem Foto: Presidência


No início da tarde, Lula recebeu Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, para um almoço no Palácio da Alvorada. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participou do encontro, que teve como foco a retomada do diálogo entre os Poderes.


Mais tarde, foi a vez de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, se encontrar com o chefe do Executivo. Essa foi a primeira reunião entre os dois após a tensão gerada pela derrubada do decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF — medida revogada pelo Congresso em junho, mas parcialmente restaurada em julho pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.



O cenário político tem sido marcado por pressões constantes de grupos ligados ao bolsonarismo. A obstrução da pauta da Câmara por parte da oposição tem aumentado as tensões internas, principalmente para os presidentes das duas casas legislativas.


Segundo fontes próximas ao Planalto, Lula vê nesses encontros uma oportunidade para fortalecer os canais institucionais e preservar a governabilidade, num momento em que o diálogo entre Executivo e Legislativo se mostra essencial.



Além dos esforços de articulação política, o presidente também anunciou, durante entrevista ao programa “O É da Coisa”, da rádio BandNews, que assinará nesta quarta-feira (13) uma Medida Provisória que prevê a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para exportadores brasileiros.


A iniciativa tem como objetivo mitigar os prejuízos causados por tarifas impostas pelos Estados Unidos, que chegaram a até 50% em determinados setores.
\"R$ 30 bilhões é o começo. Você não pode colocar mais, você não sabe quanto é\", declarou Lula

.

A medida faz parte de um pacote de apoio aos setores econômicos afetados e, segundo o presidente, será apresentada oficialmente com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, simbolizando uma tentativa de unidade e cooperação entre os Poderes em meio aos desafios políticos e econômicos enfrentados pelo país.



A expectativa é que essas iniciativas ajudem a conter as turbulências no Congresso e abram caminho para a aprovação de medidas consideradas prioritárias pelo governo federal.


Destaques