Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

CSFX conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada ontem (12), de forma virtual

13/09/2021 às 19:35 por Redação Plox

Estudantes do Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga-MG, conquistaram medalhas de ouro na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada ontem (12), de forma virtual. 

No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases on-line da competição, além da final onde realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual. 

Na foto: alunas medalhistas de ouro – equipe Guilhotinadas

 

Segundo a estudante Ana Júlia Dornelas - integrante da equipe “Guilhotinadas”, que conquistou a medalha de ouro, participar da ONHB é uma experiência incrível. “O trajeto que a gente percorre, desde a primeira fase até a final, aborda narrativas de relevância extraordinária na história do nosso país, e aprender sobre essas coisas é muito prazeroso. Valeu a pena cada questão resolvida e cada fase que completamos. Ser agraciada com uma medalha de ouro em uma olimpíada da dimensão e da relevância da ONHB é surreal, foi difícil acreditar quando os resultados saíram, fiquei sem palavras. Ver nosso esforço ser reconhecido é uma sensação incrível, mas nada disso teria se concretizado se não fosse pelo excelente time de professores que nos ajudou desde o início”, disse.

Preparação para a vida

De acordo com a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége Santos Prado, as olimpíadas de conhecimento ou científicas são competições que acontecem em nível nacional e internacional e visam medir e premiar o conhecimento de estudantes desde o Ensino Fundamental até o início do Ensino Superior. “Ganhar “OURO” na ONHB, mais do que a premiação, o legado dessa oportunidade está na preparação para a vida. 

Ao decidir participar de disputas do tipo, os alunos passam a se dedicar com mais afinco a determinado assunto, a se aproximarem de uma rotina de teste de concurso, a ter disciplina, organização, foco e, ainda, a desenvolver novas habilidades. Por isso, incentivar a participação em olimpíadas é pensar no futuro dos alunos e incentivá-los a valorizar o meio científico e identificar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento. Mas, este também é um importante caminho para o ingresso nas universidades”, destaca.

A Superintendente ainda completa: “além do próprio aprendizado inerente à preparação, a conquista da medalha é um empurrão no futuro acadêmico e profissional”, disse.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases on-line em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

Compartilhar a notícia

Veja também
Estudantes de Ipatinga conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Foguetes
EDUCAçãO

Estudantes de Ipatinga conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Alunos da Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro conquistam duas medalhas de ouro e uma de prata na OBAFOG, no Rio de Janeiro

Foto: Elenildes Dantas/Divulgação
EDUCAçãO

Livros didáticos em escolas privadas: custos elevados impactam orçamentos familiares

Preços de Livros Didáticos Superam Média Nacional em Escolas Particulares

Estudantes do ensino médio de Minas Gerais já podem se inscrever no Enem 2025
EDUCAçãO

Estudantes do ensino médio de Minas Gerais já podem se inscrever no Enem 2025

Estudantes da rede pública estadual já têm pré-inscrição e apoio do Governo de Minas para a preparação

Curso de jardinagem ganha destaque durante Sinergia 2025 em Ipatinga
EDUCAçãO

Curso de jardinagem ganha destaque durante Sinergia 2025 em Ipatinga

Capacitação prática realizada nos jardins da FIEMG valoriza a atuação profissional em áreas verdes e paisagismo

para você
Motociclista morre ao perder controle da moto e atingir três pessoas em MG
POLíCIA

Motociclista morre ao perder controle da moto e atingir três pessoas em MG

Piloto foi arremessado após bater no meio-fio ao tentar desviar de criança em bicicleta; mulher e duas crianças ficaram feridas em Belo Horizonte

Amarrado e com cartaz 'Nunca mais vou roubar', suspeito é achado em Governador Valadares
GERAL

Amarrado e com cartaz 'Nunca mais vou roubar', suspeito é achado em Governador Valadares

Homem de 29 anos foi encontrado inconsciente e com ferimentos em rua do bairro Conjunto Sotero Inácio Ramos, no Leste de Minas

Jovem mata e esconde corpo de homem que agredia sua mãe
POLíCIA

Jovem mata e esconde corpo de homem que agredia sua mãe

Jovem de 18 anos confessou ter assassinado o homem que agredia sua mãe; corpo foi encontrado em mata nesta terça-feira (27)

Foto: Pixabay/Reprodução
SAúDE

Enfrentando a miragem da aceitação social: a busca pela autonomia pode ser a chave para uma vida plena

Essa tendência a valorizar as opiniões alheias, temendo rejeição ou abandono, pode levar a comportamentos que nos desviam de nossa verdadeira essência