Nasa detecta molécula associada à vida em planeta distante
Pesquisadores descobrem sulfeto de dimetila na atmosfera do exoplaneta K2-18 b, molécula produzida na Terra apenas por organismos vivos.
Por Plox
13/09/2023 11h39 - Atualizado há quase 2 anos
Cientistas da Nasa divulgaram recentemente a detecção de uma molécula, sulfeto de dimetila (DMS), na atmosfera do exoplaneta K2-18 b. Segundo a agência espacial, na Terra, essa molécula é produzida exclusivamente por organismos vivos. A descoberta foi feita pelo telescópio Espacial James Webb e tem implicações profundas, pois sugere a possibilidade de vida extraterrestre.

Composição atmosférica levanta questões
Além do DMS, a atmosfera do K2-18 b também apresenta traços de metano e CO2. Os cientistas, entretanto, sublinham a necessidade de cautela. "Apesar desta possível detecção no planeta, ainda são necessários mais dados para confirmar vida extraterrestre", enfatizaram. No entanto, a presença desses gases pode ser indicativa de um oceano de água no planeta, ampliando o debate sobre condições habitáveis em corpos celestes distantes.
Colaboração internacional na pesquisa
A revolucionária descoberta é fruto de uma colaboração entre a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e a Universidade de Toronto, no Canadá. A pesquisa, que está causando grande repercussão na comunidade científica, foi publicada na revista "Nature Astronomy",