Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Aumento das queimadas em Ipatinga prejudica qualidade do ar; veja como é feito o monitoramento pela Usiminas

Usiminas e forças de segurança intensificam combate às queimadas no Vale do Aço

13/09/2024 às 22:10 por Redação Plox

Entre janeiro e setembro de 2024, a Usiminas registrou 51 incêndios florestais em suas áreas de preservação, o que representa um aumento de 41% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 36 incêndios. Há suspeita que muitos desses incêndios florestais tenham sido criminosos. A Usiminas, em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil e Vale, intensificou as ações de combate às queimadas nas áreas de preservação do Vale do Aço. E a Central de Monitoramento Ambiental da siderúrgica monitora a qualidade do ar na cidade 24 horas por dia. O Plox foi até a Central e bateu um papo com a gerente de Meio Ambiente da Usiminas, Mônica Lima. Acompanhe na Live.


 

Monitoramento contínuo
A Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas opera 24 horas por dia. Com quatro estações de monitoramento da qualidade do ar e câmeras estratégicas, a Usiminas consegue visualizar e identificar focos de queimadas em suas áreas de preservação. Mônica Lima, da área de Meio Ambiente da Usiminas, destaca: “Estamos acompanhando tudo o que acontece aqui dentro e lá fora também. Nós temos câmeras que nos permitem monitorar as áreas de preservação, além de nossas estações que analisam a qualidade do ar”.

Foto: Marcelo / PLOX

 

Impacto na qualidade do ar
As queimadas têm resultado em um aumento significativo na concentração de partículas inaláveis na atmosfera, prejudicando a qualidade do ar na região. Mônica Lima explica que “observamos um aumento nos níveis de partículas inaláveis e a classificação da qualidade do ar em alguns bairros passou para 'moderada', como resultado das queimadas. As fuligens emitidas pelas queimadas são responsáveis por essa maior concentração de partículas e o consequente impacto negativo na qualidade do ar”.

Importância da prevenção

 

Foto: Marcelo / PLOX


Para minimizar os impactos das queimadas, a Usiminas destaca a necessidade de colaboração da comunidade do Vale do Aço na prevenção desses incêndios. A empresa reforça que qualquer foco de incêndio deve ser denunciado imediatamente por meio do número 193, permitindo uma resposta rápida e eficaz dos Bombeiros Militares. A ação conjunta e a conscientização da população são fundamentais para reduzir o número de ocorrências e proteger as áreas de preservação da região.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


Aumento significativo de incêndios
Entre janeiro e setembro de 2024, a Usiminas registrou 51 incêndios florestais em suas áreas de preservação, o que representa um aumento de 41% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 36 incêndios. Esse aumento reflete uma tendência preocupante em Minas Gerais, onde mais de quatro mil focos de incêndio foram registrados até o final de agosto de 2024, um crescimento de 52% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o maior número de focos registrados desde 2010, impulsionado por fatores como seca prolongada, baixa umidade do ar e vegetação seca.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
upa
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga divulga unidades de saúde exclusivas para casos de arbovirose no Carnaval

Os atendimentos nas unidades de saúde foram definidos por meio do Decreto nº 10.948, em que o Executivo de Ipatinga declarou ponto facultativo nas repartições públicas locais nos dias 12 e 14 de fevereiro

SAúDE

Infestação do Aedes aegypti atinge 5% em Ipatinga no último LIRAa de 2024

Aumento no índice de infestação em relação a 2023 alerta população sobre a necessidade de prevenção

SAúDE

Dia Mundial das Doenças Raras destaca a importância do diagnóstico e tratamento

Especialistas alertam para a dificuldade no diagnóstico e destacam avanços na prevenção de algumas condições genéticas

Cartão-de-vacinação-.jpg
SAúDE

Ipatinga promove campanha de vacinação para adultos neste sábado

Secretaria Municipal de Saúde alerta a população quanto ao retorno de doenças que são prevenidas através de vacinação