Por Plox
13/10/2021 22h49 - Atualizado há 9 mesesUm jovem, de 21 anos, ficou com o lábio superior inchado após ter sido picada por uma lacraia enquanto dormia em casa, na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, no sábado (11). O animal pode ter até 23 centímetros e se esconder em residências durante o dia.
O caso veio à tona após a própria vítima, a estagiária de comércio exterior Nataly Galdino, ter postado a situação nas redes sociais. A menina contou que precisou procurar atendimento em um hospital, onde descobriu que a centopeia libera um veneno considerado pouco tóxico.
Ela relatou que estava dormindo, quando acordou com algo grudado no cobertor e uma garra presa na boca dela. Nataly disse que a dor era insuportável e que puxava, mas não conseguia retirar a parte do corpo do animal do lábio dela. "Levantei da cama, liguei a luz, vi minha boca cortada e a lacraia, gigante, na coberta", declarou.
Ela foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santos com falta de ar, foi atendida, medicada e liberada após cerca de duas horas. A jovem contou nas redes que foi informada por um médico que não corria risco de vida. Ela segue em recuperação e tomando medicação.
Lacraias
Caçadoras noturnas ágeis, as centopeias têm o corpo adaptado para entrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Elas se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e de filhotes de pássaros. As informações são do Ministério da Saúde. Veja mais detalhes sobre as lacraias, ainda conforme a Biblioteca Virtual do governo federal:
"Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para a locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo o corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
As lacrais gostam muito de umidade. Como perambulam muito, é comum penetrarem nas casas, onde causam muitos acidentes, que podem ser evitados tomando-se as seguintes precauções:
- limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;
- limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos;
- os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão;
- porões, garagens e quintais não devem servir de depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;
- os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.
Tomando-se esses cuidados, a ocorrência de lacraias diminui muito. Mas, em caso de acidente, evite beber álcool, querosene, cachaça, etc., pois isso só lhe causaria intoxicação. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
Tratamento
Não existe antídoto; deve-se aplicar compressas quentes no local. Pode-se fazer uso de analgésicos e anestésicos sem adrenalina no local.
Como evitar acidentes por escorpiões, aranhas e lacraias:
- manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios;
- evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto às casas;
- manter a grama aparada;
em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar;
- não pôr a mão em buracos, sob pedras, sob troncos "podres";
- usar calçados e luvas ao mexer em locais que podem abrigar escorpiões e aranhas;
- vedar frestas e soleiras das portas e janelas ao escurecer".