Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura mineira retira água de represa para diminuir risco de rompimento de barragem

    Estrutura possui rachaduras e vazamentos em nível três, o que é considerado alto índice de alerta

    Por Plox

    13/10/2021 21h03 - Atualizado há 15 dias

    Com risco de rompimento, uma barragem em Paraisópolis, no Sul de Minas, passa por trabalhos de esvaziamento da represa do Brejo Grande nesta quarta-feira (13). As intervenções são feitas pela prefeitura local, mas são dificultadas pelas chuvas fortes que têm ocorrido na região.

    De acordo com o município, o objetivo é diminuir pelo menos cinco metros de profundidade da água e, assim, fazer cair o nível de risco da barragem, que atualmente está em três. Os técnicos utilizam canos e bombas para retirar o líquido da represa.

    Represa da barragem. Foto: reprodução/ TV EPTV

     

    O trabalho é dificultado pelas precipitações. Nessa terça (12), por exemplo, um temporal derrubou árvores e fiação elétrica em ruas da cidade. A prefeitura não explicou, porém, se a chuva pode aumentar o risco de rompimento da barragem.

    Segundo o Executivo, a barragem da represa possui rachaduras e vazamentos em nível três, o que é considerado alto índice de alerta. Por isso, o local é monitorado e alguns moradores já precisaram deixar as residências. O acesso à represa é controlado.

    Quanto à água, a prefeitura determinou que o quantitativo final retirado seja mantido como forma de aumentar a segurança na região. O município também informou que produziu uma cartilha sobre como o cidadão deve agir em caso de rompimento.

    Construída na década de 70 para captar água, a barragem da represa no Brejo Grande ocupa uma área de 12 hectares e é um dos cartões postais da cidade, que tem cerca de 21 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2020.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]