Governo brasileiro confirma terceira morte em conflito no Oriente Médio

Karla Stelzer, residente em Israel, é a mais recente vítima brasileira em ataques na Faixa de Gaza

Por Plox

13/10/2023 08h49 - Atualizado há 11 meses

O contexto violento que se desenha na região da Faixa de Gaza repercutiu trágicamente para cidadãos brasileiros residentes em Israel. Nesta sexta-feira (13), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil confirmou a morte de Karla Stelzer Mendes, 42 anos, após ataques ocorridos no último sábado (7), próximos à mencionada região de conflito.

Karla Stelzer Mendes estava na rave atacada pelo Hamas próximo à Faixa de Gaza — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Confirmação e manifestações do governo

A terceira fatalidade brasileira em solo israelense, Karla Stelzer, estava entre os desaparecidos desde os ataques iniciais promovidos pelo Hamas, que se focaram em uma rave localizada próxima à tensa fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza. Em nota, o MRE manifestou “profundo pesar” e se solidarizou com familiares e amigos da vítima, ao tempo que repudiou veementemente “todos os atos de violência contra a população civil”. A nota oficial ressoa o lamento do Brasil e reitera um posição de condenação às ações violentas que vitimizam civis em zonas de conflito.

Circunstâncias da tragédia

Karla, residente em Israel há mais de uma década, desapareceu após o ataque direcionado a uma rave no kibutz Re'im, um aglomerado comunitário israelense localizado nas proximidades da conturbada Faixa de Gaza. O ataque também foi fatal para Gabi Azulay, companheiro de Karla, e para outros frequentadores do evento. Além dela, outros brasileiros, Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos com 24 anos, também foram vitimados nos ataques enquanto participavam do festival de música Universo Paralello.

Brasileiros em Israel

Karla Stelzer deixou um filho de 19 anos, também residente em Israel e atualmente parte do exército local. Ela era moradora da cidade de Bet Ezra e, assim como os outros brasileiros vitimados, representava uma parcela dos cidadãos brasileiros que optaram por viver em Israel, seja por motivos pessoais, profissionais ou familiares.

Contexto do conflito

Os eventos ocorrem em um cenário de retomada dos conflitos entre Israel e Hamas, que têm a Faixa de Gaza como palco de violentos enfrentamentos. A situação é um desdobramento de complexos e históricos embates geopolíticos na região, e o conflito recente expôs cidadãos de diversas nacionalidades, residentes ou visitantes em Israel, aos riscos inerentes às zonas de combate militarizado.

Resgate e apelos diplomáticos

O governo brasileiro, por meio de ações diplomáticas e operacionais, tem procurado assistir os cidadãos nacionais em território israelense. Nesse sentido, o avião presidencial foi utilizado para resgatar brasileiros na região de Gaza em 12 de outubro. Paralelamente, conversas em esferas diplomáticas, incluindo um diálogo entre Lula e o presidente de Israel, abordam a necessidade de estruturação de corredores humanitários, numa tentativa de mitigar os impactos humanitários deste grave conflito.

Destaques