Peregrinos repatriados celebram retorno ao Brasil após conflito no Oriente Médio

Emoção e alívio marcam a chegada a Novo Horizonte (SP) após experiência angustiante em Israel

Por Plox

13/10/2023 10h04 - Atualizado há mais de 1 ano

Em um retorno marcado por lágrimas, aplausos e até fogos de artifício, um grupo de peregrinos do interior de São Paulo, que esteve em Israel durante os ataques entre o país e o Hamas, foi calorosamente recebido em Novo Horizonte (SP). A viagem de volta foi possível graças à 2ª aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) empregada na operação de resgate. Todos os 28 peregrinos expressaram um profundo alívio, e muitos atribuíram o retorno seguro à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, cuja homenagem ocorreu no mesmo dia do pouso no Brasil, quinta-feira (12).

Regina Aparecida Domingues, aposentada que estava no grupo, compartilhou a complexidade das emoções vivenciadas, desde o sonho da viagem até o medo gerado pelo conflito armado, que inevitavelmente impactou o tão aguardado passeio e trouxe o desejo apressado de retornar ao Brasil.

 

 

Foto: Reprodução vídeo

Momentos de tensão e esperança

A jornada de repatriação não esteve livre de momentos tensos. Rosa Cristina Amaral, empresária que participou da peregrinação, relata um episódio no aeroporto de Tel Aviv, onde um alerta de perigo fez com que o grupo fosse rapidamente deslocado para um bunker do aeroporto. O embarque, quando finalmente realizado, foi celebrado com aplausos e expressões de júbilo tanto pelos peregrinos quanto pela tripulação da FAB.

Para os familiares que aguardavam no Brasil, como Cristiano Alves do Amaral, marido de Rosa, a situação gerou dias de angústia, especialmente ao conhecer a proximidade do grupo com os ataques do Hamas. O reencontro trouxe, portanto, um alívio palpável e emoções intensas.

 

 

Foto: Reprodução vídeo

Continuidade das operações de resgate

A aeronave KC-30, utilizada na Operação Voltando em Paz da FAB, transportou 214 brasileiros, além de alguns pets, e pousou no Rio de Janeiro, na Base Aérea do Galeão, após 14 horas de voo, demonstrando o comprometimento em garantir o retorno seguro dos cidadãos. Em sequência, os peregrinos seguiram para Campinas (SP), de onde foram transportados por ônibus até Novo Horizonte, chegando à cidade aproximadamente às 23h.

 

Foto: FAB/Divulgação

Enquanto a celebração do retorno seguro ecoa em Novo Horizonte, outros grupos ainda aguardam a repatriação. Um coletivo de 23 pessoas de Salto (SP) tem previsão de retorno ao Brasil para esta sexta-feira (13), e uma sexta aeronave, um VC-2 (Embraer 190), está posicionada em Roma, aguardando autorização para prosseguir ao Egito e realizar o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza, sinalizando que a operação do Governo Federal ainda tem desafios a enfrentar nos próximos dias.


 

Destaques