Resgate aéreo de brasileiros em zona de conflito ganha força

Operação "Voltando em Paz" já realizou a repatriação de 494 pessoas e animais em meio ao conflito Israel-Hamas, e outras aeronaves aguardam ordens para mais resgates

Por Plox

13/10/2023 10h00 - Atualizado há 11 meses

Na madrugada desta sexta-feira (13), o terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tocou o solo brasileiro, na base aérea do Recife, Pernambuco, trazendo consigo 69 cidadãos resgatados da delicada e perigosa zona de guerra entre Israel e Hamas. Este movimento faz parte da Operação "Voltando em Paz", que, até o momento, alcançou o número de 494 repatriados, inclusive quatro animais.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO FEDERAL E FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Etapas da Operação e Planejamento Futuro

A ação estratégica planeja, em sua primeira fase, o resgate de aproximadamente 900 indivíduos, previsto para finalizar neste sábado (14). Entre os resgatados no terceiro voo, cinco permaneceram em Recife, enquanto os demais foram encaminhados para Guarulhos. Outras três aeronaves, atualmente em Roma, estão sob espera de diretrizes governamentais brasileiras para a continuação dos esforços de repatriação. A aeronave presidencial, que também desembarcou na capital italiana, se encontra na expectativa de autorização para prosseguir ao Egito e dar início ao resgate de brasileiros na Faixa de Gaza, epicentro do atual conflito.

Contextualizando a Operação e os Conflitos

A Faixa de Gaza, que se tornou o palco principal dos violentos embates entre Israel e o grupo terrorista Hamas, contém cidadãos brasileiros que, segundo informação da representação diplomática nacional na Palestina, têm solicitado repatriação. Uma parcela destes indivíduos tem se abrigado em uma instituição escolar local, aguardando, sob tensão, a oportunidade de retorno seguro ao Brasil. Para além dos pilotos e tripulantes, as equipes de resgate brasileiras também são compostas por profissionais de saúde, como médicos e psicólogos, que são todos militares e estão preparados para oferecer suporte durante a delicada operação de retorno.

Números Detalhados da Operação

A FAB, até o atual estágio da operação, realizou:

  • 1º voo: Brasília, na madrugada de quarta (11), resgatando 211 passageiros;
  • 2º voo: Rio de Janeiro, na noite de quinta (12), com 214 passageiros e 4 animais (um cachorro e três gatos);
  • 3º voo: fez escala no Recife e prosseguiu para Guarulhos (SP), na manhã desta sexta (13), com 69 repatriados, dos quais 5 permaneceram no Recife.

Enquanto isso, as aeronaves em trânsito são:

  • 4º avião: aterrissou em Roma, Itália, às 8h48 (horário local) desta quinta-feira (12);
  • 5º avião: aterrissou às 10h15 (horário de Roma) desta sexta-feira (13);
  • 6º avião: presidencial, aterrissou em Roma às 10h25 (horário de Roma) desta sexta-feira (13).
Destaques