Sindicato de irmão de Lula tem R$ 390 milhões bloqueados pelo STF para cobrir desvio dos aposentados
Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro com descontos indevidos do INSS; Justiça também autorizou quebra de sigilo de dirigentes desde 2020
Entre os dias 12 e 19 de outubro, o bailarino e integrante do Hibridus Dança, Luciano Botelho, embarca novamente para a cidade de Berlim, na Alemanha. Desta vez, ele participa de uma nova residência artística com o coreógrafo Chaim Gebber, diretor da companhia alemã Open Scene Cia. de Dança.
Essa iniciativa faz parte do projeto "Novos Olhares da Dança como Experiência e Memória", contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e promovido pela Prefeitura de Ipatinga. A proposta oferece oportunidades para que artistas locais tenham acesso a experiências formativas e culturais em outros contextos geográficos e artísticos.
A ligação entre Luciano Botelho e Chaim Gebber teve início ainda em 2002, quando o coreógrafo veio a Ipatinga ministrar uma oficina a convite de Hélia Barbuto, junto ao grupo Corpo e Movimento. Esse primeiro encontro plantou a semente de uma colaboração duradoura que atravessaria décadas e influenciaria significativamente o cenário da dança contemporânea no Vale do Aço.
No ano seguinte, em 2003, Gebber voltou a Ipatinga para participar da primeira edição do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, apresentando o espetáculo "Seguindo Goethe" e dirigindo a criação "Abrindo Minhas Gavetas" com o Hibridus Dança. Em 2006, a parceria se aprofundou com uma residência artística no Brasil. E, em 2014, foi a vez de Luciano ir a Berlim pela primeira vez com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga — marco histórico, pois tratava-se do primeiro intercâmbio internacional financiado por esse mecanismo.
A relação profissional e artística se fortaleceu ainda mais em 2015, quando o grupo Hibridus retornou à capital alemã com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC), para mais uma residência junto à companhia de Chaim Gebber. Dessa colaboração nasceu o espetáculo "Da Carne ao Corte". No ano seguinte, Luciano passou a integrar a Open Scene Cia. de Dança, participando de montagens como "Body Play" e "For One’s Sake". Essas criações circularam por festivais internacionais na China, Coreia do Sul e Itália, e ainda renderam ao artista o solo "Verzeih Mir", concebido por Gebber especialmente para ele.
Em 2021, a parceria voltou a se manifestar em solo brasileiro. Durante a 15ª edição do ENARTCi, realizada em meio ao contexto da pandemia, o grupo Hibridus trouxe pela primeira vez a companhia alemã a Ipatinga, por meio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais. O reencontro resultou em uma residência artística com apresentação do espetáculo "Body Play".
Esse reencontro é uma forma de revisitar o passado com outros olhos, fortalecendo vínculos artísticos e afetivos que transformam a maneira como olhamos para o nosso próprio território", ressalta Luciano Botelho.
A realização dessa nova etapa reafirma o compromisso do Hibridus Ponto de Cultura em promover diálogos entre realidades locais e globais, conectando corpos, histórias e territórios. O intercâmbio fortalece a presença e representatividade da arte produzida em Ipatinga no cenário internacional da dança contemporânea.
Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro com descontos indevidos do INSS; Justiça também autorizou quebra de sigilo de dirigentes desde 2020
Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro com descontos indevidos do INSS; Justiça também autorizou quebra de sigilo de dirigentes desde 2020