Biblioteca Municipal de Ipatinga oferece 250 obras em Braille para deficientes visuais

Todos os exemplares em Braille foram doados pela Fundação Dorina Nowill

Por Plox

13/11/2019 20h03 - Atualizado há mais de 4 anos

A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no centro de Ipatinga, possui hoje um grande acervo de livros em Braille, dirigidos a deficientes visuais, com cerca de 250 obras dos mais variados temas. As opções vão desde a literatura infantil até romances e livros de autoajuda. 

De acordo com Cintia Soares, gerente da biblioteca, talvez por desinformação ou dificuldades de locomoção, o movimento do público-alvo na repartição ainda é tímido, mas há alguns frequentadores bastante fieis.

Biblioteca-Ipatinga-2Foto: divulgação

“Estamos felizes em atender pessoas com deficiência visual que nos procuram com alguma regularidade. Nosso acervo em Braille possui enorme variedade de títulos, e felizmente temos como corresponder às expectativas dos necessitados. Possuímos uma estrutura extensa, que pode satisfazer um número grande de pessoas e todos se sintam incluídos no universo literário que é tão rico e necessário”, frisou. 

O deficiente visual Rafael Nogueira, um dos frequentadores assíduos da Biblioteca Municipal, destaca o valor das obras para a inclusão dos cegos no mundo da literatura. “Para nós, deficientes visuais, é muito importante ter acesso a todo esse material de forma gratuita. O Braille é o canal para que tenhamos acesso aos livros e à leitura. Por isso é de suma importância esse incentivo nas bibliotecas públicas”, concluiu.

Biblioteca-IpatingaFoto: divulgação

Todos os exemplares em Braille foram doados pela Fundação Dorina Nowill, uma organização filantrópica para deficientes visuais sem fins lucrativos. Quem quiser ter acesso ao acervo basta procurar a repartição pública, que fica na rua Mariana, n°119, no Centro de Ipatinga. 
 

Destaques