PF e PC prendem nove pessoas de organização criminosa em operação deflagrada no Leste de Minas

Operação Reféns combate um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão e agiotagem cometidos por uma organização criminosa

Por Plox

13/11/2023 15h39 - Atualizado há mais de 1 ano

A Polícia Federal e a Polícia Civil deflagraram, nesta segunda-feira (13), a Operação Reféns que teve como resultado a prisão de nove pessoas e foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Pocrane e Ipanema, no Vale do Rio Doce. Segundo a Polícia Federal, um dos irmãos dos alvos de hoje, inclusive, foi preso na grande São Paulo e era um dos doze mais procurados de Minas Gerais. O objetivo da operação é combater um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão e agiotagem cometidos por uma organização criminosa atuante nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Veja os detalhes.

A ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares/MG - FICCO-GVS, em conjunto com a Delegacia de Polícia Federal de Ipatinga/GVS e a Polícia Civil de Ipanema/MG.

Foto: Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos 12 veículos que, somados os valores, alcançam mais de R$1 milhão; joias, diversos documentos (contratos de compra e venda e  notas promissórias) relacionados à agiotagem; e dinheiro em espécie ainda não somados.

A Operação visa apurar movimentações financeiras suspeitas que ultrapassam os R$ 50 milhões, vinculadas aos integrantes da organização criminosa. Cada um dos presos na operação responderá por um ou mais dos seguintes crimes: lavagem de dinheiro, extorsão, tráfico de drogas e agiotagem, que possuem penas máximas de 10, 10, 15 e 2 anos, respectivamente.


Os presos foram encaminhados para o sistema prisional onde ficarão à disposição da justiça.


 

Destaques