Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ataque com explosivos róximo ao STF termina com um morto e reforço na segurança dos Três Poderes

Dono de carro que explodiu na frente do STF foi candidato a vereador pelo PL

14/11/2024 às 01:53 por Redação Plox

Duas explosões próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, deixaram uma pessoa morta e gerou intensa mobilização policial e militar na noite desta quarta-feira (13). As detonações ocorreram em um intervalo de 20 segundos e resultaram no isolamento da área. Bombeiros e especialistas em explosivos foram acionados para controlar a situação e garantir a segurança no local. Assista à entrevista coletiva do Governo do Distrito Federal sobre explosões na Esplanada dos Ministérios.


 

A primeira explosão, por volta das 19h30, envolveu um veículo no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. No porta-malas do carro, com placa de Rio do Sul (SC), havia fogos de artifício e tijolos. O veículo está registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz, candidato a vereador pelo PL nas eleições de 2020, mas não eleito.

 

Foto: rede social

 

Logo após a explosão inicial, um homem morreu em uma segunda detonação na Praça dos Três Poderes, próximo ao STF, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Em entrevista coletiva por volta das 22h, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, confirmou que o dono do veículo que explodiu é Francisco Wanderley Luiz.

 

Foto: rede social

 

Relatos preliminares sugerem que, antes da segunda explosão, o homem tentou entrar no STF, jogou um explosivo sob a marquise do prédio, mostrou artefatos presos ao corpo para um vigilante e, em seguida, acionou o dispositivo explosivo. Até o momento, a identidade oficial da vítima não foi confirmada, e a polícia ainda investiga a conexão entre as duas explosões.

 

 

 

Após os incidentes, o esquadrão antibombas realizou uma varredura nos arredores para verificar a presença de mais explosivos. A Esplanada dos Ministérios foi temporariamente fechada, e a segurança do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto foi reforçada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia deixado o Planalto, reuniu-se com os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin para discutir as medidas de segurança. A Polícia Federal também abriu um inquérito sobre as explosões, que será encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.

Testemunhas no local descreveram o som das explosões como “muito alto” e relataram correria logo após o ocorrido.

 

Explosões são ouvidas perto do STF - Bruno Peres/Agência Brasil

 

Em nota, o STF disse que foram "ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança". "Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela", acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.
Policiais militares e bombeiros foram acionados e estão no local. 


Esplanada dos Ministérios fechada
O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões. 
A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início "às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local".

 
Palácio do Planalto
A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto no momento das explosões. Ele deixou o local por volta das 17h30 em direção ao Palácio da Alvorada. 
 

Compartilhar a notícia

para você
ESPORTES

Macuco é campeão da temporada do Campeonato de Futebol do Setor7 em Timóteo

Dos mais tradicionais torneios esportivos da cidade, competição é sucesso de crítica e público

UBS JOAO XXIII 800X600.jpg
POLíTICA

Prefeitura de Timóteo reforma UBS do João XXIII

Comunidades do Timirim e João XXIII são beneficiadas com a obra

Cain Velasquez, ex-campeão do UFC, é condenado após tentar matar acusado de abusar de seu filho
ESPORTES

Cain Velasquez, ex-campeão do UFC, é condenado após tentar matar acusado de abusar de seu filho

Ex-lutador perseguiu e atirou contra homem acusado de abusar de seu filho; pena pode ser reduzida pelo tempo já cumprido

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol

Com aumento nos casos, governo amplia estoques de etanol farmacêutico e fomepizol para atender hospitais em todo o país.