Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Educação
Abertas matrículas na rede estadual do RJ; vagas em mais de 1.200 escolas
Inscrições para novos alunos vão de 13 de junho a 5 de dezembro, incluindo opções como E-Tecs, interculturais, cívico-militares e cursos técnicos. Processo ocorre pelo site Matrícula Fácil para estudantes de todo o estado.
13/11/2025 às 11:26por Redação Plox
13/11/2025 às 11:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O período de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira (13). O processo visa preencher vagas em mais de 1.200 escolas, abrangendo unidades de diferentes modalidades.
No total, são mais de 1.200 instituições de ensino oferecendo opções para diversas modalidades
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Vagas em diversas modalidades
Entre as opções disponíveis, estão E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias), escolas Interculturais, Cívico-militares e itinerários de Formação Técnica e Profissional. As unidades atendem a perfis variados de estudantes em todo o estado.
Inscrições exclusivamente online
O cadastro é feito totalmente online, pelo site Matrícula Fácil, e vai até 5 de dezembro. Podem participar estudantes que pretendem ingressar na rede estadual, mudar de unidade escolar ou que perderam o prazo de renovação de matrícula.
No momento da inscrição, é permitido escolher de três a oito opções de escola, curso, série e turno.
Critérios para alocação das vagas
Segundo a Secretaria de Educação, a seleção não segue ordem de inscrição, mas leva em conta critérios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, obedecendo a seguinte ordem:
Preferência à pessoa com deficiência;
Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
Permanência na Rede Pública de Ensino;
Preferência para irmãos na mesma unidade escolar;
Proximidade da residência;
Em caso de empate, prioridade para o aluno mais novo.
Divulgação dos resultados e confirmação presencial
O resultado da primeira fase será publicado a partir de 18 de dezembro nos sites da Secretaria Estadual de Educação e do Matrícula Fácil.
A confirmação da matrícula deve ser feita presencialmente entre 19 e 26 de janeiro de 2026, mediante apresentação dos documentos listados na ficha de inscrição.
Ministro do STF defende o recebimento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro, acusado de articular pressões internacionais para influenciar decisões judiciais no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ministro do STF defende o recebimento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro, acusado de articular pressões internacionais para influenciar decisões judiciais no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro.