Brasileiros devem usar o 13º salário para quitar dívidas; pagamento será concluído no dia 20

De acordo com uma pesquisa da Serasa, 31% dos brasileiros pretendem usar o 13º salário para pagar contas, enquanto 28% direcionarão o valor para despesas básicas, como água, luz e gás.

Por Plox

13/12/2024 18h23 - Atualizado há cerca de 5 horas

De acordo com uma pesquisa da Serasa, 31% dos brasileiros pretendem usar o 13º salário para pagar contas, enquanto 28% direcionarão o valor para despesas básicas, como água, luz e gás.

O pagamento do 13º salário para trabalhadores de todo o país será concluído na próxima sexta-feira (20). Segundo um levantamento realizado pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 66% dos consumidores afirmam ter planejado como irão utilizar o benefício. A pesquisa revelou ainda que 81% dos trabalhadores pretendem gastar parte ou a totalidade do 13º, sem deixar o dinheiro guardado.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Destino do 13º salário

O principal objetivo de quem recebe o 13º salário é quitar dívidas. A pesquisa aponta que 31% dos brasileiros pretendem usar o valor para esse fim. Além disso, 28% afirmam que o recurso será destinado a despesas básicas, como o pagamento de contas de água, luz e gás. Outras pessoas já planejam utilizar o dinheiro para o lazer: 23% têm a intenção de viajar nas férias.

Há, no entanto, uma parcela de 19% dos entrevistados que planeja guardar o 13º. Entre eles, 38% pretendem investir o valor, 29% desejam criar um fundo de emergência e 21% pretendem reforçar a poupança.

Para Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, o pagamento do 13º salário é uma oportunidade para muitas famílias equilibrarem as finanças em um período de altos gastos. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”, destacou Maciel.

Situação na Região Sudeste

No Sudeste, que engloba os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o objetivo principal de 58,5% dos entrevistados é honrar compromissos financeiros. A pesquisa mostra que 68,6% dos trabalhadores da região afirmaram que já planejaram o destino do 13º salário.

Além de quitar dívidas, 21,1% dos trabalhadores da região pretendem utilizar o recurso para pagar despesas do início do ano, como matrícula escolar, IPTU e IPVA. Também foi identificado que 12,4% das pessoas pretendem reservar o dinheiro para investir na própria educação no próximo ano. Outros 9,3% afirmaram que vão aplicar o valor no sonho da casa própria, e 28,2% querem utilizá-lo para a criação de um fundo de emergência.

Destaques