Defesa Civil e Vale realizam simulado de emergência de barragens em Itabira nesta sexta-feira

População não precisará se deslocar e sirenes não serão acionadas durante a atividade preventiva

Por Plox

13/12/2024 08h13 - Atualizado há 3 meses

A Defesa Civil Municipal, com o apoio da mineradora Vale, promoverá nesta sexta-feira (13), às 10h, um simulado de emergência para as barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal, localizadas em Itabira, Minas Gerais. Diferente de outras ações do tipo, desta vez, não haverá o acionamento de sirenes nem será necessária a movimentação da população para os pontos de encontro.

(foto: Divulgação)

O principal objetivo do exercício é reforçar a cultura de prevenção e testar novas formas de comunicação com os moradores que vivem nas áreas de risco. Durante o simulado, os residentes das regiões incluídas na Zona de Autossalvamento (ZAS) receberão mensagens de texto (SMS) em seus celulares, enviadas pela Defesa Civil. Após o término da ação, será realizada uma avaliação para verificar a eficiência do envio das mensagens e a recepção por parte da população.

Bairros e localidades incluídas na ZAS

As áreas que integram a Zona de Autossalvamento (ZAS) incluem localidades próximas às barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal. Entre os bairros e regiões contemplados estão Santa Ruth, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Campestre, Hamilton, Machado, João XXIII, Fênix, Bálsamos, Belverede, Ribeira de Cima, Conceição, Abóboras, Rio do Peixe, Barro Branco, Morro dos Tocos, Madre Maria de Jesus, Condomínio Vila Técnica Conceição, Ribeira de Baixo, Gabiroba de Baixo, Gabiroba de Cima, Jardim dos Ipês, Água Fresca, Vila Bethania, Engenho, Juca Rosa, Praia, Vale do Sol, Palmeiras, Laboreaux, Bela Vista, Palmital, Flamboyant e Zona Rural.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a área onde, em caso de rompimento de barragens, não há tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes. Essa região é definida de acordo com dois critérios: a distância de 10 km a partir da barragem ou o limite que o fluxo de inundação levaria 30 minutos para alcançar, prevalecendo o maior dos dois.

Simulado preventivo e sem alteração nos níveis de emergência

A Defesa Civil destacou que os níveis de emergência e segurança das barragens envolvidas permanecem inalterados. A realização do simulado tem caráter preventivo e visa reforçar o preparo de moradores e autoridades para situações de emergência. Além disso, busca avaliar o uso de mensagens de texto (SMS) como ferramenta de alerta e comunicação rápida com a população da ZAS.

Destaques