Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Caso sejam aprovados, os participantes terão o diploma reconhecido e poderão exercer a profissão no Brasil.

Por Plox

13/12/2024 11h27 - Atualizado há cerca de 13 horas

As provas práticas da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 serão realizadas neste final de semana, nos dias 14 e 15 de dezembro. A avaliação é direcionada a estrangeiros formados em medicina por instituições de outros países e a brasileiros que concluíram o curso no exterior. Caso sejam aprovados, os participantes terão o diploma reconhecido e poderão exercer a profissão no Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para participar desta etapa prática, é preciso ter sido aprovado na fase teórica. Além disso, candidatos que participaram das edições 2024/1 ou 2023/2, mas que não obtiveram sucesso na prova prática, também podem tentar novamente, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como funciona a prova prática

A avaliação de habilidades clínicas é composta por um conjunto de dez estações distribuídas ao longo de dois dias. Cada estação apresenta uma tarefa prática que pode incluir diferentes atividades, como coleta de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas e demonstração de procedimentos médicos. Os candidatos também podem ser testados em situações que envolvam o aconselhamento de pacientes e familiares, entre outras práticas essenciais para o exercício profissional.

O Revalida é dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática. Durante o exame, os participantes precisam demonstrar seus conhecimentos nas cinco grandes áreas da medicina, que são clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e saúde comunitária. Essas áreas são abordadas de forma interdisciplinar ao longo das provas.

Objetivos do Revalida

De acordo com o Ministério da Educação, o principal objetivo do Revalida é assegurar que os profissionais de medicina com diplomas estrangeiros possuam as competências, habilidades e conhecimentos necessários para atuar de forma adequada no Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação é fundamentada nos princípios de atendimento em atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e no contexto comunitário.

“O exame segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina e as normativas da legislação profissional. A participação na segunda etapa está condicionada à aprovação na primeira”, destacou o Inep.

Destaques