Governo de Minas anuncia segunda chamada de matrículas de alunos da rede estadual

14/01/2020 16:52

Publicidade

No dia 23 de janeiro haverá a segunda chamada de  encaminhamento de alunos da rede estadual de ensino. As matrículas nas mais de 3 mil escolas de Minas Gerais estarão disponíveis para os estudantes que não apareceram na primeira lista divulgada no último dia 10 de janeiro.

O processo para encontrar a escola de encaminhamento no site (matrícula.educacao.mg.gov.br) é o mesmo da primeira fase. Para a verificação é preciso inserir no sistema o número da inscrição. Em caso de perda do número, é necessário recuperar o número de inscrição.

foto-lindomar-piresFoto: Lindomar Pires / Agência Minas
 

Neste caso, os pais, responsáveis ou o aluno maior de 18 anos, devem comparecer a escola para qual ele foi encaminhado para realizar a matrícula presencialmente de 23 a 30 de janeiro. Todas as etapas de seleção de nomes para as escolas obedeceram a critérios descritos na resolução 4.253/2019.

Documentos para matrícula

Para efetivar a matrícula são necessários os seguintes documentos: Os pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) deverão se apresentar na unidade de ensino portando:

- Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento do aluno que a substitua, original e cópia;

- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se o aluno for maior de idade e facultativa quando menor de 18 anos;

- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais ou responsáveis ou do aluno. São considerados comprovantes válidos as contas de água de luz, telefone.

- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. Caso o estudante seja declarado como portador de Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, é necessária a apresentação de laudo médico, original e cópia.

Governador e secretária de Educação asseguram que “nenhum aluno ficará sem escola”. 

Em um programa denominado “Bate Papo Com o Governador”, a secretária de Educação, Julia Figueiredo Goytacaz Sant'Anna conversou com o Governador Romeu Zema e falou sobre as inscrições dos alunos da rede estadual, suas duas chamadas e garantiu que nenhum aluno ficará de fora das escolas.

“A partir do dia 23 há uma segunda lista de inscritos. Então é importante dizer que nenhum mineiro, nenhum aluno, nenhum candidato vai ficar sem escola e que essa distribuição será feita de acordo com a escolha da família”, disse a secretária.
 



Publicidade