Premiado filme mineiro é exibido de graça em Ipatinga nesta terça-feira
Los Películas Cineclube celebra 10 anos; sessão especial será realizada na Academia Olguin, em Ipatinga, com entrada franca e apoio de parceiros culturais.
Por Plox
14/01/2025 15h15 - Atualizado há 6 meses
Nesta terça-feira, 14, o Los Películas Cineclube comemora seus 10 anos de atividades com uma sessão especial às 19h, na Academia Olguin, localizada no bairro Horto, em Ipatinga. O destaque da celebração é a exibição do filme O Dia Que Te Conheci (2023), dirigido por André Novais Oliveira. A obra conquistou importantes reconhecimentos, como o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de ter sido selecionada para o Festival do Rio de 2023.
O filme, que reúne Grace Passô, Renato Novaes e Kelly Crifer no elenco, é uma produção da mesma equipe responsável por Marte Um. A trama aborda a vida de Zeca, um bibliotecário que enfrenta dificuldades em sua rotina, agravadas pela notícia de sua demissão. No entanto, um encontro com sua colega Luisa transforma sua perspectiva, trazendo novos significados à sua trajetória.

Trajetória de impacto cultural
Desde sua fundação em 2014, o Los Películas Cineclube tem promovido a cultura cinematográfica em Ipatinga e região. A iniciativa já realizou mais de 120 exibições, abrangendo títulos de diversos países como Coreia do Sul, Alemanha, Noruega, Japão, Índia e Brasil. Durante a pandemia, o cineclube também apostou em sessões virtuais para manter sua programação ativa.
Em 2024, o projeto Cinema Itinerante Los Películas Cineclube percorreu oito bairros de Ipatinga com apoio da Lei Paulo Gustavo, ampliando ainda mais o acesso ao cinema. Reconhecido pelo impacto cultural, o cineclube recebeu em 2020 uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Ipatinga.
Futuro promissor
Márcio Castro, presidente e membro fundador do Los Películas, anunciou a realização da 2ª Mostra Los Películas de Audiovisual ainda este ano. A edição reunirá curtas e médias-metragens produzidos na região do Vale do Aço em 2024, também com apoio da Lei Paulo Gustavo. "Queremos divulgar essas obras e promover um bom debate com seus realizadores", destacou.

Sessão especial com entrada gratuita
A comemoração dos 10 anos do cineclube conta com o apoio da Academia Olguin, da produtora Filmes de Plástico, da distribuidora Malute Filmes e da Grampian Delicatessen, parceira desde a fundação do projeto.
Serviço
-O quê: Comemoração dos 10 anos do Los Películas Cineclube
-Quando: 14 de janeiro de 2025, às 19h
-Onde: Academia Olguin – Rua Ipê, 763, Horto, Ipatinga
-Filme: O Dia Que Te Conheci (Brasil, 2023, 71 min, classificação indicativa: 12 anos)
-Entrada: Gratuita