Pescador sobrevive 17 horas à deriva agarrado a porta de geladeira em SC
Homem de 35 anos foi resgatado próximo às Ilhas Tamboretes após naufrágio a 4 km da costa da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul; pai dele, de 58 anos, morreu no acidente
14/01/2026 às 06:59por Redação Plox
14/01/2026 às 06:59
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O pescador de 35 anos que sobreviveu a um naufrágio após passar mais de 17 horas à deriva foi encontrado agarrado a uma porta de geladeira a cerca de 4 km da costa da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, segundo o Corpo de Bombeiros. O resgate ocorreu na tarde de terça-feira (13).
Ainda não há definição oficial sobre a causa do naufrágio, mas os bombeiros trabalham com a hipótese de relação com as tempestades que atingiram a região. Imagens registradas pelas equipes de resgate mostram o homem segurando a porta do refrigerador e a embarcação virada.
Pescador é resgatado após horas à deriva agarrado a porta de geladeira
Foto: Reprodução/PMSC
Pai morre em naufrágio e filho sobrevive à deriva
De acordo com os bombeiros, o corpo do pai do pescador, que também estava na embarcação, foi encontrado por volta das 14h de terça-feira, a cerca de 9 km da costa e a 350 metros do barco. A vítima foi identificada como Valmoci Vicente Bento, de 58 anos.
Pai e filho haviam saído para pescar camarão na região quando ocorreu o naufrágio.
A corporação detalhou a posição em que cada ponto do resgate foi localizado:
1ª estrela à direita: último corpo encontrado (pai), a 9 km da orla
2ª estrela no centro: local do naufrágio da embarcação, a 350 m do corpo
3ª estrela à esquerda: primeira vítima encontrada com vida (filho)
Imagens divulgadas mostram o corpo do pai do pescador a 9 km da costa e a 350 metros do barco, segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Como foi o naufrágio e o resgate no mar
Conforme a PMSC, a embarcação afundou no fim da tarde de segunda-feira (12). Após o acidente, o pescador se agarrou a uma porta de refrigerador para se manter à tona durante a noite e a madrugada.
Ele foi localizado próximo às Ilhas Tamboretes pelo helicóptero Águia 01. O resgate utilizou um equipamento chamado “puça”, espécie de cesto de salvamento usado para içar vítimas a bordo da aeronave.
O pescador foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul. Segundo a unidade, ele estava consciente, recebeu atendimento médico e apresentava quadro de saúde estável após as horas em alto-mar.