Inmet emite alerta de perigo para nova tempestade nesta quarta
Alerta de perigo vale para a capital, litoral sul e cidades do interior como São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto, com risco de granizo, quedas de árvores, alagamentos e novos cortes de energia
14/01/2026 às 10:29por Redação Plox
14/01/2026 às 10:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para tempestade nesta quarta-feira (14/1) em São Paulo. A previsão indica chuva forte, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo, com potencial de transtornos em várias regiões do estado.
De acordo com o órgão, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Entre as áreas com maior chance de serem atingidas estão a região metropolitana de São Paulo, o litoral sul e cidades do interior, como São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto.
Alerta do Inmet aponta risco de chuva forte, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo em diversas áreas de São Paulo
Foto: Acervo Pessoal
Manhã começa nublada, com chuva isolada na capital
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital, a quarta-feira amanheceu com céu nublado e temperatura em torno dos 20°C. Ao longo da manhã, há probabilidade de pancadas isoladas de chuva rápida.
As instabilidades ganham força durante a tarde e devem se prolongar pela maior parte da noite. A temperatura máxima prevista é de 29°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 60%.
Campinas e litoral terão calor e tempestades
Em Campinas, no interior, a previsão do Inmet aponta temperatura mínima de 20°C e máxima de 32°C. O céu deve ficar encoberto por muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.
No litoral sul, uma das regiões monitoradas pelo Inmet, Santos tem previsão de mínima de 22°C e máxima de 33°C. A expectativa é de muitas nuvens, pancadas de chuva e possível queda de granizo, cenário que reforça o alerta para condições de tempo severo.
Mais de 50 mil imóveis ficaram sem luz após temporal
Nessa terça-feira, a passagem de um forte temporal deixou mais de 54,6 mil imóveis sem energia na capital paulista e em 23 cidades da região metropolitana. Após trabalhos de restabelecimento, ainda há mais de 14,3 mil endereços sem luz, segundo o painel de monitoramento da Enel.
Com o novo alerta de tempestade emitido pelo Inmet, a recomendação é que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e redobre os cuidados diante do risco de ventania, granizo e alagamentos.