Reunião entre prefeitos buscará solução para suspensão de voos na região
A Azul Linhas Aéreas suspendeu pousos e decolagens de suas aeronaves no aeroporto regional
Por Plox
14/02/2019 21h35 - Atualizado há mais de 6 anos
Está prevista para a manhã desta sexta-feira (15), no prédio da Prefeitura de Ipatinga-MG, uma reunião entre os prefeitos das quatro cidade que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço.
A Azul Linhas Aéreas suspendeu pousos e decolagens de suas aeronaves no aeroporto regional.
A reunião terá o objetivo de buscar uma solução emergencial, já que essa empresa é a única companhia de aviação comercial a operar neste terminal.
Em nota, a Azul afirma que faltam condições operacionais para que ela continue operando neste aeroporto.
“não está atendendo aos padrões operacionais da empresa e, por este motivo, decidiu realizar a suspensão”.
Foto: Brenda Colen
A empresa afirma ainda que pretende continuar operando na região e espera que a paralisação seja temporária. “não tem interesse em cancelar definitivamente seus voos na cidade, pelo contrário, espera que as adequações necessárias sejam feitas para que possa o quanto antes voltar a realizar seus voos na cidade”, assegura a Azul Linhas Aéreas.
Segundo a empresa, os bilhetes de passageiros com voos marcados de ou para Ipatinga serão ressarcidos ou reacomodados em outros voos.
Até o momento não há uma informação clara acerca dos problemas apresentados, que levaram à suspensão dos voos. Informações não oficiais asseguram que os pilotos fazem muitas reclamações sobre ondulações nas pistas, o que pode por em risco atividade.
O aeroporto, que já pertenceu à Usiminas, voltou aos cuidados do Governo do Estado. A Socicam, que administra o terminal, afirmou que a pista não está´sob sua responsabilidade. "a Socicam opera o Aeroporto de Ipatinga por meio de contrato de prestação de serviço no qual não contempla a manutenção da pista de voo. Esse procedimento cabe à SETOP – Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.", garante a empresa.
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou que está estendendo o convite aos "representantes do próprio aeroporto e da empresa aérea; dos principais setores produtivos locais, como dirigentes da Usiminas, Cenibra e Aperam; lideranças do comércio e da indústria, dos segmentos da educação e da saúde, entre outros".