Volkswagen suspende produção temporariamente em três fábricas no Brasil

A montadora informou que apenas a fábrica de Taubaté, São Paulo, vai continuar funcionando

Por Plox

14/02/2023 15h47 - Atualizado há mais de 1 ano

A Volkswagen irá suspender as atividades em três fábricas, temporariamente, no Brasil a partir da próxima semana. A montadora informou que apenas a fábrica de Taubaté, São Paulo, vai continuar funcionando.

A informação sobre a paralisação foi divulgada pela montadora, alegando que seria uma ação já planejada, com antecedência. Das três unidades da montadora que vão parar, duas são em São Paulo e a outra no Paraná.

Fábrica da Volkswagen em Taubaté-SP. Foto: divulgação/ Volksvagen

 

Conforme a empresa, os trabalhadores entrarão em férias coletivas. A fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, terá as atividades paralisadas do dia 22 de janeiro até o dia 3 de março.

Já a de São Carlos, no interior de São Paulo, a fábrica de motores irá parar no dia 20 de fevereiro até 1º de março. Assim como a de São Bernardo do Campo, a de São José dos Pinhais, no Paraná, a pausa será do dia 22 de fevereiro até dia 3 de março.

Ainda segundo a Volkswagen, a fábrica de Taubaté, também no interior paulista, segue com suas atividades, em dois turnos. A paralisação seria para adaptação em relação à falta de componentes, que vem ocorrendo no setor de veículos, desde o início da pandemia de Covid-19.

Foto: divulgação/ Volksvagen

 

“Os dias de parada fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes. Estamos trabalhando intensamente para minimizar os efeitos do fornecimento de componentes. Todas as unidades da Volkswagen do Brasil voltarão a produzir normalmente após as férias coletivas. A situação do fornecimento de peças em todo o mundo ainda é volátil, portanto, a situação é monitorada continuamente”, disse a Volkswagen.

Essa não é a primeira vez que a montadora paralisa a produção por falta de componentes. No ano passado (2022), a empresa passou por duas interrupções, uma em maio e a outra em junho.
 

Destaques