Lancha com cerca de 80 pessoas naufraga em Manaus após banzeiro; duas morrem e sete desaparecem

Embarcação virou no encontro dos rios Solimões e Negro; 71 pessoas foram resgatadas e um bebê de 5 dias foi salvo dentro de um cooler

14/02/2026 às 09:11 por Redação Plox

Uma lancha com cerca de 80 pessoas a bordo naufragou no encontro dos rios Solimões e Negro, em Manaus, nessa sexta-feira (13). O acidente deixou dois mortos, sete desaparecidos e dezenas de sobreviventes à deriva, entre eles um bebê de apenas 5 dias, resgatado de dentro de um cooler.

Lancha naufraga no encontro dos rios Solimões e Negro, no Amazonas

Lancha naufraga no encontro dos rios Solimões e Negro, no Amazonas

Foto: Redes sociais


Embarcação virou após forte ondulação

De acordo com informações da Marinha, a embarcação havia saído de Manaus (AM) com destino a Nova Olinda do Norte quando foi surpreendida por um banzeiro, forte ondulação na água, que acabou virando o barco.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), 71 pessoas foram resgatadas sem ferimentos graves. As duas vítimas fatais foram identificadas como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22 anos.

Forças de resgate e apoio da Marinha

Algumas vítimas foram socorridas inicialmente por embarcações civis que passavam pela região. Depois, as autoridades foram acionadas e organizaram uma grande operação de busca e salvamento na área do naufrágio.

Participaram da ação 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas do Corpo de Bombeiros, uma lancha da Polícia Militar, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apoio da Marinha, que incluiu o uso de uma aeronave de busca.

Bebê de 5 dias é salvo em cooler

O bebê, de 5 dias, nasceu prematuro, com 35 semanas. Para impedir que se afogasse, ele foi colocado dentro de um cooler durante o naufrágio. A mãe, que havia ido a Manaus para dar à luz, também foi resgatada. O estado de saúde dos dois não foi informado até o momento.

Piloto é detido pela polícia

O piloto da lancha, identificado como Pedro José da Silva Gama, de 42 anos, foi detido pela polícia. Ele estava no Porto de Manaus juntamente com outras pessoas resgatadas quando recebeu voz de prisão.

Inicialmente, Gama foi levado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Após a confirmação das duas mortes, o caso foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Empresa diz que embarcação estava regularizada

A Lima de Abreu Navegações, responsável pela lancha, lamentou o naufrágio e informou que a embarcação estava regularizada e com a documentação em dia. A empresa também comunicou que está colaborando com as investigações sobre as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a