Zema publica paródia de Carnaval para atacar Lula e cita mensalão e Petrobras
Governador ironiza escola de samba que vai homenagear o presidente e usa Inteligência Artificial para encenar ‘desfile virtual’ com deboche ao MST
14/02/2026 às 10:13por Redação Plox
14/02/2026 às 10:13
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O governador Romeu Zema (Novo) entrou na onda das paródias de Carnaval para atacar o presidente Lula (PT), seu provável adversário na disputa pela Presidência da República. Em um novo vídeo divulgado nas redes sociais, ele resgata o caso do “mensalão” e as denúncias de corrupção na Petrobras, que marcaram os primeiros mandatos do petista.
Zema ironiza desfile de Carnaval em homenagem a Lula e propõe samba-enredo ao petista
Foto: Redes sociais: @romeuzemaoficial
Zema lança paródia de samba sobre Lula
No vídeo, Zema ironiza o desfile de uma escola de samba do Rio de Janeiro que vai homenagear Lula no Carnaval e apresenta um “desfile virtual” com uso de Inteligência Artificial. A encenação inclui até uma bateria formada por integrantes do MST, em tom de deboche ao presidente.
Para introduzir o material, o governador provoca o petista e sugere que o enredo seria uma espécie de “homenagem sincera” ao presidente, associando a trajetória política de Lula aos escândalos de compra de apoio no Congresso e desvios de recursos públicos.
O refrão da paródia destaca o “mensalão na avenida” e associa o esquema de compra de votos a promessas transformadas em moeda política, enquanto a população estaria trabalhando e usando transporte coletivo, numa crítica direta à forma como o governo teria sido sustentado.
E se o Lula recebesse uma homenagem sincera nesse carnaval? Seria mais ou menos assim
Romeu Zema
Reação após marchinha que criticou o governador
O movimento de Zema nas redes veio poucos dias depois de uma marchinha crítica a ele ter vencido a primeira edição do Concurso de Marchinhas promovido pelo bar Pirex, no Centro de Belo Horizonte, no domingo (8/2). A composição, do grupo Bandalho, atacou a privatização da Copasa, já em andamento, e relembrou episódios que viraram motivo de chacota envolvendo o governador.
Entre as referências, a marchinha cita quando Zema publicou um story comendo banana com casca para criticar uma suposta alta no preço dos alimentos atribuída ao governo Lula. A canção vencedora do concurso recebeu R$ 3 mil em dinheiro e consumo no estabelecimento.