Motivos para criar uma estratégia de MKT Digital voltado para o mobile

Em uma época em que o mundo praticamente cabe em um smartphone, a interação entre empresa e público passa por ele

Por Plox

14/03/2019 21h47 - Atualizado há cerca de 5 anos

Repare na quantidade de pessoas que acessam a internet quando estão na rua, ou na mesa de um bar com os amigos ou, até mesmo, na sala de espera de um consultório médico.

Basta ter em mãos um smartphone e saber a senha do wi-fi do local que, em poucos minutos, é possível se conectar nas redes sociais, assistir a um vídeo ou acessar uma loja virtual.

O e-commerce tem muito a ganhar com a popularização dos dispositivos móveis. Eles tornam a pesquisa e a aquisição de um produto mais rápida e prática. 

Por isso, na hora de elaborar as estratégias de Marketing Digital para o seu negócio online, é importante pensar também na utilização da tecnologia mobile.

Conheça a importância do MKT Digital

Hoje em dia, quando se fala em investir em um blog, um site ou loja online, é fundamental ter à disposição um nome de domínio registrado e uma boa hospedagem de site

Tais detalhes vão conferir para o seu projeto quesitos importantes, como, por exemplo, mais segurança e melhor performance, pois o seu site terá mais recursos à disposição.

No entanto, de nada adianta ter um site seguro, capaz de suportar um elevado nível de tráfego se ele não é divulgado. Para mudar essa situação, será necessário pensar em maneiras para atrair o seu público.

E é aí que o Marketing Digital aparece como o seu grande aliado nessa corrida para conquistar a preferência do consumidor.

O Marketing Digital, de uma maneira geral, consiste na aplicação das estratégias de Marketing destinadas para a internet. 

Nesse contexto, pensar em uma plataforma consistente na hora de criar um blog, adotar um canal de vídeo e também interagir nas redes sociais, são algumas formas de trabalhar o Marketing Digital para divulgar o seu negócio ou ideia.  

O Marketing Digital e os dispositivos móveis

Desde que a Samsung  outras gigantes do segmento de tecnologia passaram a investir em smartphones e tablets, a internet passou a acompanhar as pessoas 24h por dia.

Os acessos iniciam muitas vezes logo no primeiro instante da manhã, quando o usuário, ainda sonolento, pega o seu smartphone para ver as postagens mais recentes nas redes sociais ou checar a agenda do dia. 

E as possibilidades vão ainda mais além, pois por meio dos dispositivos móveis as pessoas acessam as notícias diárias, buscam entretenimento e, principalmente, podem efetuar compras.

Sendo assim, não faltam motivos para o empreendedor pensar e elaborar estratégias voltadas para o Marketing Digital. Vamos ver algumas? 

A segmentação de público

Dialogar com o público é o que move os empreendedores na elaboração das suas ações. Porém, esse diálogo deve ser com aqueles consumidores que realmente são o alvo e necessitam do produto oferecido.

É por isso que “segmentar o público” já se tornou um mantra entre os empreendedores de qualquer área e uma das tarefas básicas do Marketing. 

Nesse caso, os dispositivos móveis que possuem localização GPS podem ser muito úteis para pequenos negócios, especialmente com o objetivo de impactar aqueles consumidores que moram em uma determinada cidade ou bairro.

Dessa maneira, o empreendedor terá condições de exibir anúncios apenas para aquela parcela do público. Com isso, é possível atrair apenas aqueles usuários que possuem interesse em seu produto e são clientes em potencial.

A vantagem desse recurso é que o administrador economiza na hora de desenvolver as suas campanhas e ainda pode aumentar a sua taxa de conversão de leads.

Estamos na era dos aplicativos

E já que os smartphones conquistaram as pessoas e estão cada vez mais acessíveis, eles trouxeram de carona uma infinidade de aplicativos que podem ser úteis como oportunidades de negócio.

Aplicativos como o Foursquare possibilitam que os usuários encontrem bares e restaurantes, se tornando assim bastante vantajoso para aqueles empreendimentos que querem atrair mais clientes.

Dependendo do seu negócio, vale citar os aplicativos de entregas rápidas que otimizam o orçamento e ainda contribuem para o meio ambiente. 

Mais velocidade na comunicação

Levando em consideração que as pessoas estão acompanhadas o tempo inteiro por seus respectivos smartphones, isso contribui ainda mais com a eficiência das suas abordagens para atrair o público consumidor.

Quer um exemplo: Por meio de um simples SMS você vai ter condições de avisar o seu público a respeito de uma promoção ou o lançamento de um produto.

Além disso, outras formas de interação se tornam eficientes, uma delas é o Bluetooth Marketing que, como o próprio nome indica, utiliza o recurso de Bluetooth dos aparelhos para o compartilhamento de arquivos.

É importante também lembrar que o Marketing Digital também envolve investimento em criação de site e blogs. Nesse caso, o design responsivo não se torna um mero recurso, mas sim, uma necessidade.

Conclusão

Em uma época em que o mundo praticamente cabe em um smartphone, a interação entre empresa e público passa por ele.

Por essa razão, ao elaborar as estratégias de Marketing Digital, olhe com carinho para a tecnologia móbile e não desperdice o poder que um simples celular pode ter em relação aos negócios. 
 

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