Queijo do Serro receberá selo de indicação de procedência
O tradicional queijo do Serro, famoso por sua fabricação artesanal que remonta ao período colonial, receberá um importante reforço na sua autenticidade e qualidade
Por Plox
14/03/2024 16h39 - Atualizado há cerca de 1 ano
O tradicional queijo do Serro, famoso por sua fabricação artesanal que remonta ao período colonial, receberá um importante reforço na sua autenticidade e qualidade. Uma iniciativa apoiada pelo Sebrae Minas viabilizará a entrega dos primeiros selos de Indicação de Procedência para quatro produtores da região. Este selo, uma das formas de Indicação Geográfica, cobre 10 municípios da área delimitada e tem como objetivo principal assegurar a origem e a forma tradicional de fabricação do queijo, além de prevenir falsificações através da rastreabilidade proporcionada por um QR Code e um código numérico específicos para cada produtor e peça de queijo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a importância deste reconhecimento para valorizar a origem do queijo do Serro e fortalecer sua posição no mercado. Isso não apenas aumenta a renda dos produtores, mas também melhora significativamente a qualidade de vida deles.
O processo de fabricação do queijo do Serro envolve leite cru, "pingo", sal, e coalho, com uma maturação mínima de 17 dias que, junto às características únicas da região, conferem ao queijo qualidades sensoriais distintas. Atualmente, cerca de 800 produtores e agricultores familiares de pequeno porte estão engajados na produção dessa iguaria.
Além de ser um patrimônio imaterial registrado pelo IPHAN em 2008, o Queijo Minas Artesanal da Região do Serro recebeu a chancela de Indicação Geográfica do INPI em 2011. O queijo não só é reconhecido por sua qualidade e tradição, mas também acumula várias premiações nacionais e internacionais. No último ano, conquistou destaque em competições de prestígio como o Prêmio Queijo Brasil e o Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo Brasil, além de fazer sucesso na França, no Concurso Mundial de Queijo de Tours, trazendo para casa sete medalhas.