Romper tabu: PT quer eleger primeiro senador por Minas em 2026

Partido dos Trabalhadores articula candidatura de Reginaldo Lopes para conquistar inédita cadeira no Senado pelo estado

Por Plox

14/03/2025 10h49 - Atualizado há 12 dias

Fundado em 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT) já alcançou a presidência do Brasil em cinco ocasiões. Contudo, nunca conseguiu eleger um senador por Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país.


Imagem Foto: Reprodução


Com as eleições de 2026 se aproximando, onde duas cadeiras mineiras estarão em disputa no Senado, o PT está se mobilizando para mudar esse cenário. Um dos nomes cotados dentro do partido é o do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).



Atualmente em seu sexto mandato e exercendo a função de vice-líder do governo Lula na Câmara, Reginaldo Lopes já demonstrou interesse em concorrer ao Senado. Em 2018, ele abriu mão de sua candidatura para apoiar a ex-presidente Dilma Rousseff, que acabou não sendo eleita. Já em 2022, Lopes desistiu novamente da disputa ao Senado para apoiar Alexandre Silveira, que também não obteve sucesso nas urnas.



As articulações políticas para as eleições de 2026 ainda estão em fase inicial, com definições previstas para ocorrer a partir de agosto. As candidaturas dependerão das alianças que os partidos estabelecerão, considerando também as eleições para presidente, governadores e deputados.



Dentro do PT, há uma estratégia de formar uma ampla coalizão com partidos de centro. Uma das possibilidades é lançar Reginaldo Lopes para uma das vagas ao Senado e apoiar um candidato de centro para a outra cadeira. Entretanto, essa decisão ainda não é consenso dentro do partido, e Lopes só deve oficializar sua candidatura se houver uma aliança sólida que aumente suas chances de vitória.



Além de Reginaldo Lopes, outros nomes são mencionados como possíveis candidatos ao Senado por Minas Gerais em 2026:


- Aécio Neves (PSDB): deputado federal e ex-governador de Minas Gerais;


- Alexandre Silveira (PSD): atual ministro de Minas e Energia;


- Carlos Viana (Podemos): senador em exercício;


- Domingos Sávio (PL): deputado federal e presidente do partido em Minas;


- Eros Biondini (PL): deputado federal;


- Euclydes Pettersen (Republicanos): deputado federal e presidente do partido no estado;


- Marcelo Aro (PP): secretário de Governo de Romeu Zema;


- Paulo Abi-Ackel (PSDB): deputado federal e presidente do partido em Minas.



O cenário político mineiro está em movimentação, e as definições sobre as candidaturas ao Senado devem ganhar forma nos próximos meses, conforme as alianças partidárias forem sendo estabelecidas.


Destaques