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Política
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Câmara Municipal de Timóteo aprova projeto de lei para orientar idosos contra golpes financeiros
Conforme o projeto do vereador José Fernado Peixoto, a campanha com o objetivo de orientar os idoso, terá duas frentes: uma educativa e outra preventiva
14/04/2023 às 11:54por Redação Matheus Valadares
14/04/2023 às 11:54
— por Redação Matheus Valadares
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A Câmara Municipal de Timóteo aprovou nessa quarta-feira, o Projeto de Lei (PL) 4.486, que tem como objetivo instituir campanhas municipais de “orientação aos idosos contra fraudes e golpes no âmbito do comércio eletrônico, internet, ligações telefônicas e mensagens por aplicativos de celular”.
Conforme o projeto do vereador José Fernado Peixoto (REDE), a campanha com o objetivo de orientar os idoso, terá duas frentes: uma educativa e outra preventiva. Entre as ações educativas, está previsto orientações ao público idoso quanto aos riscos inerentes a navegação na internet; aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico; divulgação de dados pessoais por meio de ligações telefônicas de origem desconhecida, contratação de empréstimos e de qualquer natureza que não tenham sido solicitados; divulgação de dados pessoais, ou ainda confirmação de dados bancários e informações de cartão de crédito e débito que não tenham sido previamente solicitados.
Após aprovação na reunião das comissões, o PL segue para ser votado no plenário e caso seja aprovado, segue para o pode executivo para ser sancionado pelo prefeito Douglas Willkys (PSB). Ele entra em vigor a partir da data de sua publicação no diário oficial.
A iniciativa vai de encontro ao aumento de tentativas de golpes financeiros. O último levantamento realizado pela Federação Brasileira de Banco-FEBRAN revela que, durante o período de pandemia, houve o aumento de 60% em tentativas de estelionatos contra idosos. Recentes dados divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor da esfera municipal, apontam o aumento de 70% de reclamações em razão de empréstimos consignados, em decorrência de práticas abusivas e ausência de informações básicas.
Instituições estão preocupadas com golpes financeiros em idosos
Segundo informações do Procon, a maioria dos golpes, como empréstimos fraudulentos, ocorre após um contato virtual em que os criminosos convencem a vítima a fornecer informações sensíveis de suas contas bancárias, clicar em links falsos ou realizar operações financeiras prejudiciais.
Campanha tem como foco principal os idosos que usam os celulares. Foto: Willian Dias/Arquivo ALMG.
Atenção às situações suspeitas
É fundamental que adultos atentem-se às ligações e mensagens recebidas pelos idosos sob seus cuidados. Marcelo Barbosa orienta o consumidor a desligar o telefone em situações suspeitas, como ligações de supostos gerentes de banco, setores de segurança, centrais de atendimento, ofertas de produtos ou serviços e informações sobre negativação no SPC ou Serasa. Esses cuidados devem ser estendidos aos contatos realizados por aplicativos de mensagens e e-mails.
Criminosos possuem muitos dados pessoais das vítimas em potencial e usam essas informações para ganhar confiança e persuadi-las a fornecer senhas ou realizar operações bancárias.
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