Força Nacional de Segurança Pública tem atuação prorrogada no Rio Grande do Norte
A extensão do prazo, que agora vai até o dia 13 de maio, ocorre após o governo estadual solicitar apoio no mês passado, em razão de ataques promovidos por uma facção criminosa
Por Plox
14/04/2023 13h54 - Atualizado há mais de 1 ano
Nesta sexta-feira (14), o Diário Oficial da União publicou uma portaria anunciando a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no estado do Rio Grande do Norte. A extensão do prazo, que agora vai até o dia 13 de maio, ocorre após o governo estadual solicitar apoio no mês passado, em razão de ataques promovidos por uma facção criminosa a ônibus e prédios públicos e privados em diversas cidades.
O ministro Flávio Dino assina o documento, que estabelece que os militares atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado, em ações coordenadas e focadas na preservação da ordem pública, na segurança das pessoas e na proteção do patrimônio. A FNSP terá como base a cidade de Natal e atuará de forma episódica e planejada.
A quantidade de policiais militares mobilizados será definida conforme o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em março, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou mais de 800 militares para o Rio Grande do Norte, em resposta à escalada de violência no estado.
Com a prorrogação do emprego da Força Nacional, espera-se que a colaboração entre os órgãos de segurança contribua para conter a ação de criminosos e garantir a segurança e a tranquilidade da população potiguar.