Último dia para justificar ausência no Encceja 2022 e garantir isenção na edição 2023

Inscrições devem ser entre 22 de maio e 2 de junho

Por Plox

14/04/2023 13h28 - Atualizado há quase 2 anos

O prazo para justificar a ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2022 encerra-se hoje, 14 de abril. Candidatos que não puderam comparecer ao exame no ano passado precisam apresentar a justificativa para obter a gratuidade na participação da edição 2023 do Encceja.

Caso não apresentem a justificativa, os candidatos deverão arcar com uma taxa de R$ 40, que deve ser paga ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela organização da prova. A justificativa deve conter documentos com data e assinatura que comprovem o motivo da ausência no Encceja 2022. O Inep analisará as solicitações e divulgará o resultado a partir de 24 de abril, data em que se inicia o prazo para apresentação de recurso.

Foto: Agência Brasil

 

O procedimento de justificativa é realizado por meio do Sistema Encceja. Se a justificativa for aprovada, o candidato estará apto a se inscrever gratuitamente no Encceja 2023. As inscrições ocorrerão entre os dias 22 de maio e 2 de junho.

O Encceja, realizado desde 2022, tem como objetivo proporcionar a retomada da trajetória escolar para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Os participantes aprovados no exame têm acesso aos certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Destaques