Bolsonaro publica mensagem após cirurgia e diz: 'Voltaremos'

Ex-presidente se recupera de procedimento intestinal complexo e permanece na UTI sem previsão de alta

Por Plox

14/04/2025 19h42 - Atualizado há 10 dias

Após ser submetido a uma cirurgia no intestino neste domingo (13), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (14) para tranquilizar seus apoiadores e agradecer pelas mensagens de apoio. Ele publicou no X (antigo Twitter) que seu estado de saúde permanece estável, mas ressaltou que o processo de recuperação exige cuidados intensivos e será gradual.


Imagem Foto: Redes sociais


\"Essa foi a sexta cirurgia relacionada ao atentado que sofri em 2018, e já é a nona vez que preciso ser internado por complicações decorrentes daquele episódio. No momento, ainda não há previsão para minha alta. Meus mais sinceros agradecimentos para todos neste momento. Um forte abraço em cada um e repito: voltaremos!\", escreveu o ex-presidente.



Bolsonaro começou a sentir fortes dores abdominais na última sexta-feira (11), enquanto participava de um evento do Partido Liberal no Rio Grande do Norte. Na ocasião, precisou interromper o compromisso e foi levado de helicóptero até a capital, Natal. Na noite de sábado (12), foi transferido para Brasília em uma aeronave com UTI aérea.


Segundo os médicos, o ex-presidente apresentava uma obstrução causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. A situação foi resolvida durante o procedimento cirúrgico, que também teve como objetivo a liberação de aderências internas.



A equipe médica do Hospital DF Star, na capital federal, informou que Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue sem dores e sob suporte clínico, nutricional e de prevenção a infecções. Os profissionais classificaram a cirurgia como complexa e trabalhosa, embora o desfecho tenha sido considerado muito satisfatório.


Durante coletiva realizada nesta segunda-feira (14), o cardiologista Leandro Echenique destacou a necessidade de um longo período de recuperação.
Vai ser um pós-operatório muito prolongado. Não há previsão de alta nesta semana

, afirmou o especialista.

O cirurgião geral Cláudio Birolini também comentou sobre o caso, alertando que os próximos dias serão sensíveis. “Não temos grande expectativa de uma evolução rápida”, disse.



Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, também se pronunciou nas redes sociais, exaltando o trabalho da equipe médica que o acompanha, a quem chamou de “heróis aqui da Terra”.


Destaques