Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Médico de Bolsonaro admite risco de novas cirurgias após procedimento complexo

Cirurgião-chefe afirma que ex-presidente pode precisar de novas intervenções por causa de aderências no abdome

14/04/2025 às 14:16 por Redação Plox

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (14), o cirurgião-geral Cláudio Birolini, responsável pela equipe médica que operou Jair Bolsonaro, declarou que não se pode descartar a possibilidade de o ex-presidente precisar passar por novas cirurgias no futuro.


Imagem Foto: Reprodução

Segundo o médico, embora o procedimento realizado neste domingo (13) tenha sido planejado para ser definitivo, o histórico clínico de Bolsonaro ainda representa riscos. “Nós fizemos com a ideia de que fosse uma cirurgia definitiva, digamos assim. Naturalmente, novas aderências vão se formar. Isso é inevitável”, afirmou Birolini. Ele explicou que o abdome do paciente é considerado “hostil” e, mesmo com todos os esforços para restabelecer as funções fisiológicas, não se pode garantir que o problema esteja totalmente resolvido.


A cirurgia, que durou cerca de 12 horas, foi necessária em razão de complicações relacionadas à facada sofrida por Bolsonaro em 2018, durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). De acordo com o médico, o quadro clínico que levou o ex-presidente ao hospital na última sexta-feira (11) foi o pior desde o atentado.


Bolsonaro começou a se sentir mal durante um evento do Partido Liberal no Rio Grande do Norte e precisou de atendimento no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal, e finalmente levado ao hospital DF Star, em Brasília, onde foi realizada a cirurgia.


Além de Birolini, o cardiologista Leandro Echenique também participou do procedimento e destacou a complexidade da operação. “Tinha muita aderência (no intestino), mas o resultado foi excelente. Não houve complicação, e todas as medidas preventivas serão tomadas. Ele está acordado, consciente e já fez uma piadinha ali”, relatou o especialista.


Mesmo com o sucesso da cirurgia, Birolini informou que o pós-operatório será prolongado, sem previsão de alta para esta semana. Ele ressaltou que Bolsonaro precisará de cuidados contínuos nos próximos meses.


As visitas familiares estão liberadas, porém, segundo o médico, foi solicitado à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que essas visitas sejam mantidas de forma bastante restrita.


A equipe médica espera que o tratamento proporcione uma vida normal a Bolsonaro, mas reforça que o processo será cauteloso e sem pressa.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Ricardo Stuckert
POLíTICA

Presidente Lula embarca para a China com expectativas comerciais e diplomáticas

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China, após as hostilidades do governo anterior

bolsonaro.jpg
POLíTICA

Bolsonaro faz apelo para não elevarem o preço do arroz

Presidente fez apelo aos donos de supermercados

Lula visita acampamento do MST em Minas e reforça apoio ao movimento
POLíTICA

Lula visita acampamento do MST em Minas e reforça apoio ao movimento

Presidente anuncia entrega de lotes e assinatura de decretos de desapropriação em visita ao Quilombo Campo Grande, no Sul de Minas Gerais

aparelho
POLíTICA

É falso que o Senado voltou a estudar lei que proíbe cultos ao ar livre

Desde o dia 2 de fevereiro, o Senado Verifica já recebeu vários pedidos de verificação sobre a proposta

para você
auxilio.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: prazo para solicitar benefício termina amanhã (2)

Segundo a Caixa, após o encerramento das inscrições, o site e o aplicativo seguirão no ar e disponíveis

POLíCIA

Polícia Federal deflagra ação contra esquema de lavagem de dinheiro em Minas Gerais

A investigação, que durou mais de um ano, revelou uma complexa rede de envolvidos, incluindo empresários e políticos influentes da região

Dinheiro
ECONOMIA

Arrecadação federal chega a R$137,169 bilhões em junho

Resultado foi impulsionado por recolhimentos atípicos de empresas

bra
ESPORTES

Brasil é derrotado pelo Uruguai em Montevideo e Neymar deixa campo lesionado

Seleção Brasileira sofre sua primeira derrota em Eliminatórias para a Copa em oito anos.