Projeto Catavento celebra 76 anos do Boi Balaio em Belo Oriente

Projeto promove oficinas, cortejo e apresentações culturais no distrito de Bom Jesus do Bagre

Por Plox

14/04/2025 11h54 - Atualizado há 11 dias

O distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente, se prepara para receber mais uma vez o Projeto Catavento, que chega à sua terceira edição levando cultura e tradição à comunidade local.


Imagem Foto: Divulgação


A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (16), às 18h, na Escola Municipal Bom Jesus do Bagre, com o “Festejos do Boi Balaio”. A celebração é aberta ao público e contará com um cortejo do icônico Boi Balaio, hasteamento de estandarte, oficinas artísticas e a apresentação do espetáculo “Nossa Brincadeira de Boi”, encenado por Claudiane Dias. O evento marca a comemoração dos 76 anos de existência dessa tradição popular no distrito.

Imagem Foto: Divulgação


Imagem Foto: Divulgação


A programação do Catavento inclui também oficinas culturais que começam na terça-feira (15), envolvendo crianças e adolescentes da Escola Municipal Bom Jesus do Bagre. Entre as atividades estão “Ciranda de Brincadeiras”, com Claudiane Dias; “Criação de Histórias”, conduzida por Roberta Rocha e Jailton Laurindo; além da oficina “Corpo Batuque”, comandada por Gustavo Maia.


No último sábado (12), a comunidade participou da oficina de estandartes com o artista Herlon Duarte, da Casa 28 Aberta. O trabalho coletivo resultou na criação de um novo estandarte do Boi Balaio, que será exibido durante o festejo.



Uma das ações mais aguardadas é a “Oficina de Confecção do Boi Balaio”, onde o artista Herlon Duarte e Kauaslei Contareli, integrante do grupo, ensinam todas as etapas da construção do boi. A ideia é preservar a memória e garantir a continuidade da tradição com as novas gerações.


“O futuro do Boi Balaio são as crianças. Se não passarmos essa tradição adiante, plantando no coração delas o amor que temos pelo boi, esse movimento não sobreviverá. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, afirma Contareli.

A réplica produzida pelos pequenos será entregue à escola e apresentada à comunidade como símbolo de pertencimento e orgulho local. Esse momento encerrará as atividades do Catavento no Bagre, reforçando o elo entre infância, cultura e história regional.



Além das oficinas e atividades formativas, a tradicional Festa do Boi Balaio será realizada nos dias 19 e 20 de abril. A comemoração, marcada pela originalidade e alegria, contará com a participação dos moradores que confeccionam o boi artesanalmente, mantendo suas características únicas. Durante o cortejo, o boi desfila pelas ruas ao som de canções populares, acompanhado pelas “mulherzinhas” — homens vestidos de mulher — e os músicos que embalam o evento.


O Projeto Catavento é idealizado por Rômulo Amaral e tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Conta com produção do Catavento Cultural, produção executiva da Fino Trato e o suporte da Prefeitura de Belo Oriente.


Destaques