Homem é preso ao retirar encomenda com remédio do Paraguai em Ipatinga (MG)
Polícia Militar apreendeu 21 frascos de tirzepartida, medicamento para controle de diabetes de fabricante não homologado, após alerta da diretoria do presídio
O distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente, se prepara para receber mais uma vez o Projeto Catavento, que chega à sua terceira edição levando cultura e tradição à comunidade local.
Foto: Divulgação A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (16), às 18h, na Escola Municipal Bom Jesus do Bagre, com o “Festejos do Boi Balaio”. A celebração é aberta ao público e contará com um cortejo do icônico Boi Balaio, hasteamento de estandarte, oficinas artísticas e a apresentação do espetáculo “Nossa Brincadeira de Boi”, encenado por Claudiane Dias. O evento marca a comemoração dos 76 anos de existência dessa tradição popular no distrito.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação A programação do Catavento inclui também oficinas culturais que começam na terça-feira (15), envolvendo crianças e adolescentes da Escola Municipal Bom Jesus do Bagre. Entre as atividades estão “Ciranda de Brincadeiras”, com Claudiane Dias; “Criação de Histórias”, conduzida por Roberta Rocha e Jailton Laurindo; além da oficina “Corpo Batuque”, comandada por Gustavo Maia.
No último sábado (12), a comunidade participou da oficina de estandartes com o artista Herlon Duarte, da Casa 28 Aberta. O trabalho coletivo resultou na criação de um novo estandarte do Boi Balaio, que será exibido durante o festejo.
Uma das ações mais aguardadas é a “Oficina de Confecção do Boi Balaio”, onde o artista Herlon Duarte e Kauaslei Contareli, integrante do grupo, ensinam todas as etapas da construção do boi. A ideia é preservar a memória e garantir a continuidade da tradição com as novas gerações.
“O futuro do Boi Balaio são as crianças. Se não passarmos essa tradição adiante, plantando no coração delas o amor que temos pelo boi, esse movimento não sobreviverá. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, afirma Contareli.
A réplica produzida pelos pequenos será entregue à escola e apresentada à comunidade como símbolo de pertencimento e orgulho local. Esse momento encerrará as atividades do Catavento no Bagre, reforçando o elo entre infância, cultura e história regional.
Além das oficinas e atividades formativas, a tradicional Festa do Boi Balaio será realizada nos dias 19 e 20 de abril. A comemoração, marcada pela originalidade e alegria, contará com a participação dos moradores que confeccionam o boi artesanalmente, mantendo suas características únicas. Durante o cortejo, o boi desfila pelas ruas ao som de canções populares, acompanhado pelas “mulherzinhas” — homens vestidos de mulher — e os músicos que embalam o evento.
O Projeto Catavento é idealizado por Rômulo Amaral e tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Conta com produção do Catavento Cultural, produção executiva da Fino Trato e o suporte da Prefeitura de Belo Oriente.