Eclipse lunar total acontece neste fim de semana com transmissão da Nasa

A partir da noite deste domingo (15), acontece o fenômeno “Lua de Sangue”

Por Plox

14/05/2022 16h40 - Atualizado há quase 2 anos

Acontece neste domingo (15), o eclipse total da lua. Cor cores vermelhas, a chamada “Lua de Sangue”. O eclipse, que poderá ser visto de vários pontos do mundo, vai ter transmissão da Nasa.

Segundo as informações, o eclipse deve começar por volta das 22h30, horário de Brasília, deste domingo. Acredita-se que o eclipse total deve acontecer por volta das 1h10 da segunda-feira (16).

Foto: divulgação/ Nasa

 

De acordo com a Nasa, o fenômeno poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Já na África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto apenas parcialmente.

Ao que tudo indica, o eclipse deve acontecer até por volta das 4h. Para ver através da Nasa TV, é só acessar os link da Nasa no Youtube: https://www.youtube.com/c/NASA/featured , ou através do link da Nasa TV: https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html#public

O fenômeno é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua. Isso faz com que nosso satélite natural reflita esses tons. Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.

A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
 

Destaques